Câmara Municipal de Candelária

Home | Webmail

Candelária, 28 de Maio de 2017


Notícias

Confira as notícias da Câmara

Vereadores participam de Audiência Pública na 17ª Expoagro 24/03/2017

    Valor do tabaco foi o principal tema

    Foi realizada na quinta-feira (23) no Parque de Exposições da 17ª Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey, em Rio Pardo, Audiência Pública da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O foco principal do evento que reuniu autoridades, lideranças e entidades tratou das dificuldades de comercialização do tabaco na safra 2016/17, principal queixa dos produtores.

    Além do proponente do encontro, Deputado Estadual Marcelo Moraes (PTB), outros Deputados se fizeram presentes: Adolfo Brito (PP), Presidente da Comissão, Elton Weber (PSB), Edson Brum (PMDB), Pedro Pereira (PSDB) e Zilá Breitenbach (PSDB); e um Deputado Federal: Heitor Schuch (PSB). A categoria fumageira esteve representada pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Federação dos Trabalhadores da Agricultura do RS (Fetag), Sindicatos Rurais e dos Trabalhadores Rurais, Associação dos Fumicultores do Brasil (AFUBRA) e Sindicato Interestadual das Indústrias do Tabaco (SindiTabaco). Além destes, prefeitos e vice-prefeitos, vereadores e diversos produtores acompanharam a audiência.

    O município de Candelária esteve representado pelo Poder Legislativo através dos Vereadores Jorge Willian Feistler (PTB), Aldomir dos Santos Severo (PSB), Jairo Samuel Radtke (PSB), seu assessor parlamentar, Aceldo Rutsatz e o assessor parlamentar da Vereadora Lurdes Ellwanger (PTB), Leonardo Ellwanger. Conforme informações do Vereador Jorge Willian Feistler, “ficou definido que o Sinditabaco seja participante ativo das negociações da classificação, apresentando às empresas um valor mínimo para a compra do tabaco”. Ainda segundo Feistler, “outro encaminhamento proposto foi a participação da Emater no processo de classificação, passando de mediadora a classificadora direta do tabaco”.

    O encontro também resultou com o envolvimento da assembleia que deverá convocar uma reunião com as empresas compradoras, representantes dos produtores e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em Porto Alegre. Outro ponto decidido entre as entidades representantes dos produtores, municípios, trabalhadores e deputados foi o aumento do trabalho de conscientização dos agricultores em busca de uma estabilização de oferta.

Com informações do www.afubra.com.br

Foto: Assessor Parlamentar Beni Bopp


Comitiva da Câmara de Vereadores de Candelária com Dep. Estadual Marcelo Moraes (PTB)




Veja mais




© 2005 Câmara Municipal de Candelária - Todos os direitos reservados - Fones: (51) 3743-1176 - 3742-1152 - 3743-3991
Rua Frederico Gewehr, 1000 - Centro - Candelária / RS - CEP 96930-000 - Fale Conosco Sistema Administrativo