Câmara Municipal de Candelária

Home | Webmail

Candelária, 25 de Abril de 2017


Notícias

Confira as notícias da Câmara

Sessão de 27 de março 2017 - Pequeno Expediente 27/03/2017

Pequeno Expediente:


JORGE WILLIAN FEISTLER (PTB) – Expôs reclamação recebida pelos funcionários públicos municipais que têm a título de desconto o percentual de 18% na folha de pagamento em razão do convênio com o plano de saúde do IPE. Disse que entrou em contato com as prefeituras da região e noticiou que no município de Vera Cruz a prefeitura firmou convênio com a Unimed, onde 50% do plano de saúde é de ordem da municipalidade e os outros 50% do funcionário. Salientou que em Rio Pardo o valor de desconto do IPE na folha de salário dos funcionários é de 12,4%. Lembrou que no município de Candelária não há contrapartida por parte do município e que apenas os funcionários públicos arcam com a despesa do plano de saúde. Dessa forma, solicitou o envio de ofício ao prefeito Paulo Butzge e ao secretário de Administração, Dionatan Tavares, requerendo cópia do convênio firmado entre a prefeitura e o IPE e o número de funcionários que possuem o plano de saúde. Questionou se a municipalidade já realizou algum estudo para que no futuro seja firmado convênio com outro plano de saúde. Indagou também, se já foi pleiteada junto ao IPE a renegociação do percentual de 18%, bem como pediu para que seja estudada a possibilidade de o município ajudar arcando com parte do custeio desses 18% pagos pelos servidores municipais ao IPE. Solicitou o encaminhamento de ofício à direção da Folha de Candelária, parabenizando pela comemoração dos 31 anos do periódico.


CELSO GEHRES (PP) – Parabenizou a comunidade São Judas Tadeu da Vila Botucaraí pela bela festividade realizada no último domingo, dia 26. Agradeceu ao secretário de Obras por ter atendido ao pedido de urgência e ter determinado o envio de cargas de cascalho para recuperação da estrada na Vila Botucaraí. Noticiou que aos poucos as estradas do interior estão sendo recuperadas, citando como exemplo as estradas da região serrana. Narrou que os deputados Marcelo Moraes e Adolfo Brito, juntamente com o presidente do Sindicato Rural de Candelária, Mauro Flores, estiveram presentes na audiência pública realizada na Expoagro Afubra, onde foi abordado o assunto atinente ao tabaco. Salientou sobre os problemas que os produtores têm enfrentando com a baixa classificação do fumo. Contou que conversa com o deputado Luiz Carlos Heinze, foi informado de que 33 pessoas que possuem crédito fundiário possuem pendências junto ao Banco do Brasil, lembrando que o banco está fazendo a renegociação das dívidas e que o desconto para adimplemento pode chegar até 90%. Também felicitou a Folha de Candelária pelos 31 anos de atividade no município.


CRISTINA ROHDE (PSDB) – Solicitou o envio de ofício ao secretário estadual de Transportes, Pedro Westphalen, agradecendo por ter atendido, em parte, as reivindicações feitas pelos vereadores na semana retrasada, quando visitaram seu gabinete. Ressaltou que o desbarrancamento da VRS 858 ainda não foi solucionado, reiterando o pedido de providências ao secretário. A vereadora disse que entrou em contato com a superintendência do DAER de Santa Cruz do Sul e foi informada de que o processo de licitação está em andamento e que tão logo haja uma empresa vencedora, a obra deverá ser iniciada com urgência.  Pediu que a equipe que está fazendo a recuperação das estradas na região serrana aproveite a viagem e realize a recuperação da estrada da Linha do Salso, Arroio Grande e Alto Passa Sete. Noticiou que a equipe da secretaria de Obras estará recuperando a estrada das Amoreiras durante a semana. Ao finalizar, Cristina disse que os vereadores estão sempre atentos às reivindicações feitas pelos moradores das localidades do interior. Também parabenizou a comunidade São Judas Tadeu pela festividade realizada no último domingo, dia 26. Sugeriu que o ofício parabenizando a Folha de Candelária seja remetido em nome da casa legislativa.


JAIRO RADTKE (PSB) – Requereu o envio de ofício ao secretário de Obras, agradecendo pela recuperação das estradas da região do campo, mormente onde está sendo recuperada a ponte. Agradeceu ao Sr. Ildo Streck e ao Sr. Almir Menezes que cederam as madeiras para que a ponte fosse construída.


ALDOMIR SEVERO (PSB) – Associou-se ao pedido de ofício feito pelo vereador Jairo Radtke (PSB) quanto à recuperação da ponte na localidade do Rincão da Lagoa. Solicitou o envio de ofício ao secretário de Obras, requerendo a conclusão do patrolamento entre as localidades de Rincão dos Bois e Bom Retiro. Também solicitou a realização de patrolamento no corredor Schultz e no corredor dos Vargas. Relatou que os motoristas da SAMU lhe procuraram e disseram que estão preocupados com as condições de trafegabilidade da Av. Marechal Deodoro. Noticiou que esteve na Expoagro Afubra e ficou encantado pelas tecnologias lá apresentadas, todavia, disse que embora haja a evolução no setor da agroindústria, os produtores andam desestimulados a investir, já que estão recebendo muito pouco pela qualidade da safra que cultivam. Criticou o fato de a Polícia Rodoviária Estadual estar fazendo blitz na estrada que liga a região do campo fazendo exigências absurdas para com os caminhões que realizam o transporte da safra.


DANIEL BERNARDY (PDT) – Reiterou o pedido de patrolamento na estrada do Passa Sete, mormente nas proximidades do Horto Medicinal, da Ponte do Império e na Costa do Rio. Também requereu o patrolamento do prolongamento da rua Sete de Setembro. Parabenizou a equipe de Danilo Rutsatz pelo excelente trabalho realizado na ponte do Rincão da Lagoa. Solicitou o envio de ofício ao DAER, requerendo a instalação de dois sinalizadores ou de lombadas na ERS 400, próximo à escola Cristo Rei na Vila União.


JAIRA DIEHL (PSB) – Solicitou o envio de ofício ao prefeito Paulo Butzge, para que este determine ao setor competente a elaboração de placas indicativas para as localidades do interior, já que muitas estão danificas ou estão destruídas. Disse que recebeu resposta ao ofício remetido à secretaria da Fazenda quanto ao valor arrecadado com o Imposto sobre serviços de qualquer natureza – ISS, mas disse que o valor veio no total, motivo pelo qual pediu para que o valor venha descriminado por empresa sendo elas: Funerária Freitas, Funerária Madre Teresa, Cartório de Registro de Imóveis, CFC Machado, bancos e cooperativas de crédito. Solicitou o envio de ofício ao secretário de Obras para que seja determinado o patrolamento nas estradas das localidades da Linha do Salso e Linha Travessão. Requereu o envio de ofício ao prefeito Paulo Butzge para que este determine a realização de poda das palmeiras Fênix que estão plantadas ao longo da Av. Pereira Rêgo.


CRISTIANO BECKER (PMDB) – O vereador também parabenizou a equipe da secretaria de Obras pela recuperação da ponte do Rincão da Lagoa e pela recuperação das estradas do Capão Claro e Bom Retiro. Sugeriu que para o futuro a ponte de madeira do Rincão da Lagoa seja substituída por uma de concreto, haja vista o grande fluxo de caminhões pesados que trafegam pela localidade. Noticiou que esteve na Casa Civil e que solicitou que tão logo exista a abertura de crédito para construção de pontes, que Candelária seja beneficiada para que uma ponte de concreto seja edificada na localidade do Rincão da Lagoa. Disse que solicitou junto ao governo estadual, a liberação de verba para a instalação de monitoramento eletrônico no município. Becker também se associou ao pedido de envio de ofício ao jornal Folha de Candelária pela comemoração dos 31 anos de atividades no município. Ao finalizar, falou sobre a audiência pública realizada na Expoagro Afubra onde foi debatido o preço do tabaco. Criticou o fato de que as empresas fumageiras estarem classificando mal o fumo e pagando uma mixaria por um produto de boa qualidade. Noticiou que esteve no Tribunal de Justiça do Estado, onde foi informado que uma empresa idônea ganhou a licitação para que a obra do fórum de Candelária seja retomada.


MARCO ANTÔNIO LARGER (PP) - Pediu que a lei municipal que determina que bicicletas não transitem pelas calçadas seja cumprida. Narrou ter presenciado acidente entre um ciclista que estava trafegando pela calçada, com uma senhora de idade. Falou sobre as precárias condições das calçadas da cidade e lembrou que foi informado que é competência do proprietário mantê-la em boas condições, sugerindo que a prefeitura efetue a obra e cobre do proprietário a melhoria. Dessa forma, pediu o envio de ofício ao prefeito Paulo Butzge para que este informe se a municipalidade já pensou em uma solução para tal problema.


ORDEM DO DIA:

PROJETO DE LEI N° 027/2017- Autoriza o executivo municipal a contratar advogado do CREAS, assistentes sociais do SUAS, auxiliares administrativos do SUAS, orientador social e psicólogos do SUAS, em caráter emergencial, e dá outras providências. Aprovado por unanimidade.




Veja mais




© 2005 Câmara Municipal de Candelária - Todos os direitos reservados - Responsável pelo site:
Rua Frederico Gewehr, 1000 - Centro - Candelária / RS - CEP 96930-000 - Fale Conosco - Fone: (51) 3743 1176 Sistema Administrativo