Câmara Municipal de Candelária

Home | Webmail

Candelária, 28 de Maio de 2017


Notícias

Confira as notícias da Câmara

Sessão 10 de abril de 2017 - Pequeno Expediente 10/04/2017

Pequeno Expediente:


DANIEL BERNARDY (PDT) – Solicitou o envio de ofício à secretaria de Obras, pedindo a instalação de 20 metros de cano na rua Jango Ribeiro. Requereu a remessa de ofício ao departamento de trânsito, solicitando a instalação de dois sinalizadores na rua Castelo Branco, pois alguns motoristas que trafegam pelo local estão abusando da velocidade. Por fim, solicitou o envio de ofício ao prefeito Paulo Butzge, requerendo que o mesmo determine que a obra da rua Roberto Kochenborger seja acelerada. Também pediu a realização de melhoramento na rua das casas populares no bairro Ewaldo Prass.


ALDOMIR SEVERO (PSB) – Requereu o envio de ofício ao DAER, solicitando a instalação de placa de sinalização próximo à escola Eveline de Oliveira, para que os motoristas tenham cuidado ao trafegar pelo local. Voltou a criticar o preço pago pelo tabaco, soja e milho, salientando que os agricultores sofrem para produzir e quando vão comercializar o produto, têm uma grande decepção com o valor que lhes é pago. Desejou uma feliz páscoa a todos os munícipes.


LURDES ELLWANGER (PTB) – Voltou a demonstrar sua indignação com o rumo da obra na rua Roberto Kochenborger, salientando que se a prefeitura não fiscaliza, compete aos vereadores tal atribuição. Falou que todos estão percebendo a péssima qualidade do trabalho que está sendo realizado no local. Frisou que os vereadores precisam impedir que o trabalho seja concluído da forma que está sendo feito. Viu que os colegas vereadores também estão preocupados com a situação e que estão deixando de lado a sigla partidária e pensando no bem da comunidade.


MARCO ANTÔNIO LARGER (PP) – O vereador pediu o encaminhamento de ofício ao prefeito Paulo Butzge com cópia à secretária de Educação, questionando por qual motivo não houve a devolução de uma CPU de um dos computadores da escola Ewaldo Prass, na Picada Roos. Salientou que a CPU foi trazida para a cidade para conserto no mês de outubro de 2016, mas que até hoje não retornou para a escola, ressaltando que o equipamento está fazendo falta no educandário. Requereu o envio de ofício ao secretário de Obras, solicitando a recuperação de três bueiros situados entre as localidades da Linha Brasil e Picada Roos. Também solicitou a realização de patrolamento no Alto da Légua. Pediu o encaminhamento de ofício ao presidente da EGR, questionando sobre o início da obra do trevo do bairro Marilene, já que no ano passado foi informado que a obra seria realizada até o fim de 2016, mas até agora, nada foi feito. Convidou os colegas vereadores a participar da inauguração da ala do asilo Recanto da Vida custeada pelo legislativo.


CELSO GEHRES (PP) – Solicitou o envio de ofício ao secretário de Obras, requerendo a realização de patrolamento na estrada da Linha Facão, já que o ônibus escolar não está conseguindo chegar ao fim do trajeto. Também pediu o patrolamento nas estradas da Linha Palmeira, Palmital e Picada Voeltz. Divulgou que o Sindicato Rural de Candelária fará reunião no dia 11 de abril às 14h, para esclarecer dúvidas quanto ao crédito fundiário. Parabenizou o Jornal de Candelária pelos seus 20 anos de atividades, comemorados no dia 3 de abril. Gehres também criticou a baixa valorização da safra vendida pelo produtor e salientou que o impacto da desvalorização já está sendo sentida no comércio. Solicitou o envio de ofício à AMVARP, relatando o inconformismo do produtor para com essa situação. Ao finalizar, desejou uma páscoa abençoada a todos.


JORGE WILLIAN FEISTLER (PTB) – Pediu que a secretaria de Planejamento encaminhe cópia do contrato firmado com a empresa que venceu a licitação para realização da obra da rua Roberto Kochenborger. Em aparte, Cristiano Becker (PMDB) disse que em 20 de março solicitou o documento, e que o prazo para a prefeitura encaminhá-lo ao legislativo expira em 20 de abril. Celso Gehres (PP) disse que foi procurado por um morador da Roberto Kochenborger e sugeriu que ele formasse uma comissão e que se dirigisse ao prefeito e ao setor de planejamento da prefeitura para pedir informações. Feistler sugeriu que os vereadores formem uma comissão para acompanhamento da obra. Lurdes Ellwanger (PTB) apoiou a ideia. Cristina Rohde (PSDB) disse que é de suma importância a criação de tal comissão antes que a obra seja concluída. Larger (PP) disse que é preciso questionar o executivo se a obra já está paga em sua totalidade. Pediu que o poder executivo elabore uma listagem com todas as obras que estão sendo realizadas no município para que a comissão que será formada pelos vereadores possa fiscalizar uma a uma. Requereu o envio de ofício ao prefeito Paulo Butzge, solicitando que sejam tomadas providências na rua Botucaraí, pois na sua extensão existem carros e entulhos depositados em cima das calçadas. Questionou quem são os fiscais da prefeitura que averiguam as condições de trafegabilidade do passeio público. Pediu que o secretário de Obras determine o conserto do esgoto que está escorrendo à céu aberto na rua que passa ao fundo do cemitério municipal. Desejou a todos uma feliz e abençoada páscoa.


JAIRA DIEHL (PSB) – Solicitou o envio de ofício ao funcionário Dilamar Braga que na manhã do dia 10, tomou posse no cargo de secretário de Obras. A vereadora desejou um bom trabalho ao novo secretário. Requereu o envio de ofício à secretaria de Obras reforçando o pedido de patrolamento na Linha do Sul. Diehl disse que esteve na rua Roberto Kochenborger para averiguar o esgoto a céu aberto da rua General Sampaio e verificou que os canos que estão quebrados não são da Roberto Kochenborger e sim, da rua General Sampaio, informando que já entrou em contato com o novo secretário de Obras que prometeu uma solução ao problema. Desejou uma feliz páscoa a todos.


JAIRO RADTKE (PSB) – Requereu o envio de ofício à EGR, pedindo a limpeza da valeta situada entre o trevo que dá acesso à Vila Fátima até o posto Lago Azul. Larger (PP) disse pediu a realização de limpeza no trevo do bairro Marilene e até agora nada foi feito, pedindo que tal reivindicação seja incluída no ofício. Pediu o envio de ofício ao secretário de Obras, parabenizando pelo serviço que está sendo realizado na Linha do Salso. Solicitou a recuperação das estradas do Alto da Légua e Alto Passa Sete.


CRISTINA ROHDE (PSDB) – A vereadora parabenizou o novo secretário de Obras, Dilamar Braga, e requereu o envio de ofício à secretaria reiterando o pedido de patrolamento na estrada do Alto Passa Sete. Pediu que o patrolamento que está sendo realizado na Linha do Salso se estenda até o final da localidade e também ao Arroio Grande e à Travessa Lindolfo Ratdke. Voltou a criticar a condição de desleixo para com os brinquedos da praça. Disse que foi informada que a casinha de madeira da praça está quebrada desde o mês de dezembro. Também criticou o fato de não haver balanço com proteção para as crianças pequenas, solicitando que o prefeito verifique tais situações.





Veja mais




© 2005 Câmara Municipal de Candelária - Todos os direitos reservados - Fones: (51) 3743-1176 - 3742-1152 - 3743-3991
Rua Frederico Gewehr, 1000 - Centro - Candelária / RS - CEP 96930-000 - Fale Conosco Sistema Administrativo