Câmara Municipal de Candelária

Home | Webmail

Candelária, 25 de 09 de 2017


Notícias

Confira as notícias da Câmara

Sessão 10 de abril de 2017 - Grande Expediente 10/04/2017

Grande Expediente:


JAIRO RATDKE (PSB) – Criticou a reforma da previdência e parabenizou as entidades e sindicatos que estão se manifestando contra a reforma e em favor do produtor rural. Ficou feliz de ver que os deputados estaduais e federais do Rio Grande do Sul estão apoiando a causa e repudiando a PEC 287.


JORGE WILLIAN FEISTLER (PTB) – Sugeriu que seja feita uma reunião com a Brigada Militar, Polícia Civil, autoridades competentes e com o prefeito Paulo Butzge para dar um basta à violência que vem assolando o município. Recomendou que uma comitiva vá até o secretário estadual de Segurança Pública pedindo o aumento no efetivo. Larger (PP) também comentou sobre a segurança no município. Feistler ressaltou que as pessoas não se sentem seguras para ir ao supermercado, ao banco ou à praça. Cristina Rohde (PSDB) relatou ter recebido a visita do capitão da Brigada Militar, Renan Dutra, que também falou sobre a sua preocupação com a segurança pública no município. Salientou que é preciso fazer uma audiência pública para debater o assunto. Feistler afirmou que os moradores que residem no interior, têm buscado estabelecer moradia na cidade por causa da falta de segurança, citando também a falta de efetivo e de viaturas à Brigada Militar.


LURDES ELLWANGER (PTB) – A vereadora desejou uma feliz e abençoada páscoa a todos.


CRISTIANO BECKER (PMDB) – Falou sobre a má condição da estrada do Alto Passa Sete e vindicou a sua recuperação. Comunicou que no art. 9º, inciso XIV, parágrafo segundo da Lei Orgânica Municipal, há disposição de que o executivo tem 30 dias, prorrogável por igual período, para prestar informações e encaminhar os documentos requisitados pelo legislativo. Falou que um dos principais problemas na execução das obras públicas é a falta de condição financeira e estrutural das empresas que vencem a licitação. Disse que a falha vem de dentro da administração, citando o art. 94 da Lei Orgânica Municipal, que fala sobre a garantia de qualificação técnica e econômica que são indispensáveis para garantir a execução da obra. Becker disse que foram aprovadas 125 contratações emergenciais pelo legislativo neste ano, salientando o quão necessária se faz a realização de concurso público. Jaira explicou que dessas contratações grande maioria foi feita porque venceu o contrato de outros servidores que ocupavam a vaga por processo seletivo. Becker lembrou que os servidores efetivos contribuem para o fundo de previdência própria do município e os contratados para o INSS. Disse que sua preocupação é com a garantia de aposentadoria dos efetivos, pois talvez não vá ter dinheiro suficiente para custear o pagamento dos aposentados. Gehres (PP) disse que o presidente do Sinfucan já lhe expôs essa preocupação. Becker disse que seu objetivo é alertar os servidores quanto ao tema. Marco Antônio Larger (PP) disse que já cobrou o executivo municipal sobre a necessidade de realização de concurso público. Becker disse que o Sinfucan deve se mobilizar pela causa, evitando que os servidores efetivos enfrentem um grave problema no futuro.


RUI BEISE (PDT) – Parabenizou a rádio Sorriso por ter promovido a Semana da Saúde, ressaltando o sucesso da iniciativa. Disse que tramita nas comissões o projeto de lei 034/2017 que concede abono salarial aos agentes comunitários de saúde. Disse ter certeza de que o projeto será aprovado por unanimidade. Leu matéria do jornal Gazeta do Sul que abordou os avanços nas prefeituras nos primeiros 100 dias de governo. Disse que é importante reconhecer as preocupações dos administradores para com a população. Falou sobre os 100 dias de atividades do legislativo municipal, salientando o importante papel desempenhado pela presidente Cristina Rohde. Salientou que é bom ver a preocupação dos vereadores para com os problemas que assolam o município. Narrou ter ouvido o coordenador regional de educação falar que muitos colégios ainda estão sem professor e que em alguns locais os alunos estão sem transporte escolar. Tentou marcar uma reunião com o coordenador de educação mas não teve vez, lembrando que quando a presidente Cristina Rohde era coordenadora atendia a todos com muita presteza e educação. Cumprimentou a mesa diretora por ter tomado a iniciativa de repassar recurso à escola Penedo, afirmando que o Estado criou a dificuldade e o legislativo municipal encontrou uma solução. Noticiou que Candelária esteve muito bem representada por dois peões do CTG Sentinela dos Pampas, que participaram do rodeio na cidade de Rolante e obtiveram uma boa classificação na prova do tiro de laço. Desejou sucesso a nova patronagem do CTG, mormente ao Sr. Rubem Rutsatz, eleito o novo patrão. Relatou visita realizada no Parque de Eventos e falou sobre o encontro de motor home que está acontecendo em nosso município. Becker disse que também visitou o Parque de Eventos e ficou contente ao ver que o local está limpo, parabenizando o funcionário da prefeitura que está fazendo a manutenção da limpeza no local. Ao finalizar, criticou o valor de comercialização do fumo, do arroz e da soja, salientando que o preço do cigarro, do arroz e do óleo de soja não baixou. Disse que o governo federal deveria implementar uma política agrícola para que os preços de comercialização não sofressem tantas quedas. Desejou uma excelente semana santa e uma feliz páscoa a todos.


MARCO ANTÔNIO LARGER (PP) – O vereador parabenizou a rádio Sorriso pela realização da Semana da Saúde, falando sobre a importância das palestras ministradas na quinta-feira dia 6. Noticiou que os vereadores estiveram na quarta-feira passada na APAE e visualizaram o carinho e o amor dedicado pelos funcionários para com os alunos e vice-versa. Cristina Rohde (PSDB) ressaltou que as funcionárias da Apae não medem esforços em prol do desenvolvimento de seus alunos. Pediu o envio de ofício à rádio Sorriso parabenizando pelo belo evento realizado. Por fim, lembrou o quanto pediu para que o pagamento abano salarial às agentes comunitárias fosse realizado. Desejou uma feliz e abençoada páscoa a todos.


CELSO GEHRES (PP) – Relatou que na semana passada errou o nome do grupo de jovens que se sagrou campeão das olimpíadas rurais, reforçando seus cumprimentos ao grupo Palmeiras. Falou sobre as obras públicas e a burocratização implementada pela legislação. Disse que deveria ser exigido na abertura do edital de licitação, o fornecimento da situação cadastral da empresa. Sobre a licitação dos pavilhões a serem construídos nas localidades de Rebentona e Picada Roos, o vereador disse ter pesquisado sobre a empresa vencedora da licitação. Narrou ter verificado que a empresa está fazendo uma obra em Sobradinho, motivo pelo qual ligou para a procuradoria daquele município que lhe informou que a empresa está cumprindo o contrato e o cronograma de obra.


CRISTINA ROHDE (PSDB) – A vereadora também parabenizou a rádio Sorriso pela realização da Semana da Saúde. Parabenizou a funcionária da rádio e do legislativo, Juciele Ferreira, por ter auxiliado na organização do evento. Noticiou que os vereadores fizeram visita à Apae e agradeceu a boa receptividade da professora Cleidi Marion e dos alunos. Parabenizou as comunidades do Alto da Légua, Linha Boa Vista e Linha Alta pela realização das festividades no último domingo, dia 9. Noticiou que esteve na Chococande na última sexta-feira, dia 7, e parabenizou o grupo de danças Karipaiguaras de Guaporé pela linda apresentação realizada na abertura do evento. Felicitou as mulheres que se engajaram na fabricação dos doces artesanais que estão sendo comercializados na Chococande. Noticiou que na quarta-feira, dia 12, estará participando de reunião do CORED do Vale do Rio Pardo que acontece na Unisc. Pediu o envio de ofício ao secretário de Obras para que realize a recuperação da ponte pênsil que cruza o arroio Minhoquinha. Em aparte, Becker (PMDB) pediu que o conserto da ponte pênsil da Prainha seja incluído no pedido. Justificou que não esteve presente na sessão passada, pois tinha reunião na secretaria estadual de Administração, onde solicitou que o terreno na escola Adolfo Karnopp volte a pertencer ao município. Desejou a todos uma abençoada páscoa.


>> A próxima sessão acontece na segunda-feira, dia 17, às 19h.




Veja mais




© 2005 Câmara Municipal de Candelária - Todos os direitos reservados - Fones: (51) 3743-1176 - 3742-1152 - 3743-3991
Rua Frederico Gewehr, 1000 - Centro - Candelária / RS - CEP 96930-000 - Fale Conosco Sistema Administrativo