Câmara Municipal de Candelária

Home | Webmail

Candelária, 26 de Maio de 2017


Notícias

Confira as notícias da Câmara

Sessão 24 de abril de 2017 - Grande Expediente 24/04/2017

GRANDE EXPEDIENTE:


CELSO GEHRES (PP) – Comunicou que na semana passada participou de reunião do Comitê Pardo juntamente com o responsável pela secretaria de Meio Ambiente e com presidente do Sindicato Rural, Mauro Flores. Noticiou que o secretario estadual de recursos hídricos esteve na reunião e prestou esclarecimentos quanto às outorgas de liberação da água. Disse que também foi abordada a questão atinente a construção de barragens como forma de contenção e prevenção de enchentes.


CRISTINA ROHDE (PSDB) – Convidou a comunidade candelariense a participar do ato de protesto contra a PEC 287 que trata da reforma da previdência, que acontece na próxima sexta-feira, dia 28, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Candelária. Cristina noticiou que a concentração acontecerá às 13h30min no Posto Lago Azul e irá percorrer o Rincão Comprido, Av. Pereira Rego, com parada em frente a Câmara de Vereadores para breves pronunciamentos e será finalizada em frente à agência do INSS. Pediu que a comunidade candelariense se mobilize e participe do ato para que os direitos previdenciários dos trabalhadores rurais e urbanos não sejam retirados. Voltou a convidar a comunidade para participar do evento Dia no Parque, que festejará o Dia do Trabalhador e o Dia Municipal da Mulher Rural. Noticiou que haverá diversas atividades culturais sendo realizadas no local. Lurdes Ellwanger (PTB) reforçou o convite e pediu para que as mulheres rurais compareçam ao evento que também é dedicado a elas. Cristina salientou que a entrada do evento é gratuita.


CRISTIANO PINTO BECKER (PMDB) – O vereador disse que foi pesquisar sobre o andamento do processo da Adecan junto ao TCE e encontrou o parecer do relator do processo, informando que a decisão é atinente ao município de Salto do Jacuí onde a Adecan também prestava serviços médicos. Disse que a decisão espelha o que pode acontecer no município de Candelária. Larger (PP) disse que certamente Candelária arcará com um alto valor de condenação. Cristina Rohde (PSDB) recordou que na legislatura passada levou muitos documentos ao TCE, para ajudar na instrução do processo. Jaira Diehl (PSB) salientou que a justiça tarda, mas não falha. Becker leu notícia publicada no jornal Gazeta do Sul, onde a prefeitura recuou na alíquota do ISS e a decisão foi revista pelo executivo de Santa Cruz do Sul. Esclareceu que fez a leitura de tal notícia, pois está recebendo inúmeras reclamações de quem paga o IPTU, relatando que todos levaram um susto com um aumento. Becker disse estar ciente de que o valor estava defasado, mas ressaltou que o aumento foi dado em momento errado, haja vista a crise financeira. Acha que o prefeito Paulo Butzge deveria formar uma comissão e rever a forma de aumento do IPTU. Ao finalizar disse que é desproporcional o executivo querer enxugar suas contas e ao mesmo tempo fazer com que os proprietários de bens imóveis paguem alto valor de IPTU. Pediu o encaminhamento de ofício ao prefeito Paulo Butzge sugerindo que seja formada uma comissão para que esse aumento seja reavaliado.


RUI BEISE (PDT) – Cumprimentou as comunidades que organizaram suas festas no final de semana, mormente a Picada Karnopp e a Linha Facão. Noticiou que no dia 28 de abril acaba o período para envio da declaração de imposto de renda. Também convidou a comunidade candelariense a participar do ato de protesto contra a reforma da previdência que está sendo organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Candelária. Disse que leu que o banco Bradesco fora um dos que mais lucrou no ano passado e que está incluído entre os maiores devedores de INSS do país. Criticou veemente a reforma da previdência. Pediu o envio de ofício ao secretário da Afubra, Romeu Schneider, parabenizando-o por ter sido escolhido, por unanimidade, para presidir a Câmara Setorial do Tabaco, ressaltando o trabalho exemplar desenvolvido por ele e pela Afubra.


>> A próxima sessão acontece no dia 02 de abril, às 10h.




Veja mais




© 2005 Câmara Municipal de Candelária - Todos os direitos reservados - Fones: (51) 3743-1176 - 3742-1152 - 3743-3991
Rua Frederico Gewehr, 1000 - Centro - Candelária / RS - CEP 96930-000 - Fale Conosco Sistema Administrativo