Câmara Municipal de Candelária

Home | Webmail

Candelária, 19 de 08 de 2017


Notícias

Confira as notícias da Câmara

Sessão 17 de julho - Presidente do Comude de Candelária, Albino Gewehr, explana sobre a Consulta Popular 2017 17/07/2017

A presidente do legislativo, Cristina Rohde (PSDB) colocou a ata da sessão do dia 10 de julho de 2017, em votação, restando aprovada por unanimidade. Comunicou que no dia 19 de julho o assessor parlamentar Marlon Machado comemora seu aniversário, desejando felicidades. Também anunciou que no dia 20 de julho o vereador Daniel Bernardy, festeja a nova idade, desejando felicidades.

Cristina Rohde noticiou a presença dos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento - Comude, convidando o presidente Sr. Albino Oto Gewehr a ocupar a tribuna para divulgar a consulta popular e o plano de ação da nova diretoria executiva do conselho.

ALBINO GEWEHR (Presidente do Comude) – O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento noticiou que no dia 5 de julho foi realizada a assembleia pública para eleger a nova diretoria do Comude. Gewehr anunciou que a assembleia reuniu mais de 70 pessoas, havendo entre elas representantes de 40 entidades do município. Salientou que a tarefa imediata do conselho é auxiliar na elaboração do plano plurianual, ampliando a atuação do Comude no âmbito regional mediante parceria com o Corede e com o Cisvale. Gewehr ressaltou que a diretoria do Comude irá trabalhar para que o município consiga garantir o valor das verbas disponíveis, salientando que é necessário montar uma boa estratégia de desenvolvimento. A vice-presidente do Comude, Josiane Einloft, divulgou que a representatividade da diretoria do Comude engloba os setores rural e urbano. Frisou que o objetivo principal do Comude é não perder os recursos que serão alcançados por meio da consulta popular. Ressaltou, ainda, que o conselho irá auxiliar no desenvolvimento do plano plurianual e da lei de diretrizes orçamentárias e irá fiscalizar a execução de tais planos. Einloft afirmou que o Comude irá participar ativamente do desenvolvimento do plano de desenvolvimento rural e do programa protetor de águas. A secretária do Comude, Carmen Zilch, falou sobre a consulta popular de 2017, a qual irá distribuir R$ 60 milhões aos municípios do Rio Grande do Sul, sendo que para o vale do Rio Pardo serão destinados R$ 2.028.571,00 divididos igualmente entre quatro projetos. A votação da consulta popular acontece entre os dias 1º e 3 de agosto de 2017, sendo que o cidadão poderá votar em apenas um projeto. Carmen Zilch salientou que a votação será pela internet e que para votar nos projetos o cidadão precisa ter em mãos o título de eleitor. Zilch salientou, ainda, que serão necessários no mínimo 1.280 votos para que Candelária seja beneficiada com algum recurso. Informou que as pessoas que quiserem participar da consulta popular atuando como voluntários terão até o dia 28 de julho para realizar a inscrição junto ao Comude. Ao fim, convidou todos a participar da reunião do Comude que acontece no dia 26 de julho de 2017, às 14h, na Câmara de Vereadores.




Veja mais




© 2005 Câmara Municipal de Candelária - Todos os direitos reservados - Fones: (51) 3743-1176 - 3742-1152 - 3743-3991
Rua Frederico Gewehr, 1000 - Centro - Candelária / RS - CEP 96930-000 - Fale Conosco Sistema Administrativo