INICIAL / NOTÍCIAS
NOTÍCIAS
Sessão 14 de agosto de 2017 - Pequeno Expediente

PEQUENO EXPEDIENTE:


DANIEL BERNARDY (PDT) – Disse que fez contato com servidor Danilo Lopes lotado na secretaria de Agricultura e que foi informado que a retroescavadeira estará nas localidades de Capão do Valo e Rincão da Lagoa. Dessa forma, avisou que aos moradores que quiserem o serviço da hora máquina, deverão comparecer na secretaria de Agricultura para firmar o contrato de prestação de serviço.


JORGE WILLIAN FEISTLER (PTB) – O vereador afirmou que recebeu inúmeras reclamações dos clientes do Banrisul de Candelária, tendo em vista que a agência não tem aberto nos domingos, deixando a população sem acesso aos caixas eletrônicos. Dessa forma, solicitou o envio de ofício à gerente do Banrisul questionando o motivo dos caixas não estarem funcionando no domingo e a razão do horário de atendimento ter sido reduzido. Feistler comunicou que também recebeu reclamações sobre o serviço de saúde em nosso município. Uma pessoa reclamou que está com protocolo para agendamento de consulta a mais de ano, mas ainda não conseguiu vaga. Comentou que no município de Vera Cruz existe o projeto fila zero, cujos exames são custeados por meio de emenda parlamentar do deputado Sérgio Moraes. O vereador disse que irá conversar com a secretária de Saúde Sandra Gewehr para sugerir que a emenda de R$ 200 mil liberada para Candelária seja aplicada de forma semelhante. Solicitou à secretária de Saúde cópia do relatório de saídas e viagens dos meses de janeiro a agosto do veículo daquela secretaria de placa IVK 0976, bem como quais são os servidores autorizados a dirigir o respectivo veículo.


MARCO ANTÔNIO LARGER (PP) – Solicitou o envio de ofício ao secretário de Obras, questionando por qual motivo as solicitações de reparo feitas por ele na data de 29 de junho, nas estradas das localidades de Picada Roos, Paraíso, Corredor do Stoll, Pamital e Picada Voeltz ainda não foram feitas, tendo em vista que na tarde de hoje percorreu essas vias e a situação continua a mesma. Pediu que o secretário olhe pela população, pois o vereador não está pedindo para ele, mas sim, pelos moradores que encontram dificuldade em trafegar pelas estradas do interior. Larger ressaltou que parece que estão querendo prejudicá-lo ao não atender seus pedidos, mas na verdade, estão prejudicando os moradores dessas localidades. Frisou que foi eleito para pedir, fiscalizar e cobrar agilidade nos serviços públicos. Noticiou que começou no domingo, dia 13, a semana nacional da família, comunicando que no sábado, dia 19, das 9h às 11h, haverá a distribuição de adesivo e de cartilha alusiva à semana da família na Av. Pereira Rêgo.


ILCEU POHLMANN (PMDB) – Pediu o encaminhamento de ofício ao chefe do departamento de Iluminação Pública, Telmo Grunewald, pedindo o reparo das luminárias instaladas na entrada da Linha Boa Vista, próximo à residência do Neco. Solicitou o envio de ofício ao secretário de Obras, pedindo mais dedicação por parte do secretário ao cumprir os pedidos dos vereadores. Pohlmann disse que o serviço precisa ser feito independentemente se o vereador que faz o pedido é do partido A ou B. Ressaltou, ainda, que em época de campanha eleitoral tudo funciona bem, afirmando que seria muito bom se todo ano fosse eleitoral, pois quem sabe assim as estradas estariam sempre em ótimas condições de trafegabilidade. Pediu que o secretário tenha mais educação com as pessoas que vão lá pedir o serviço, pois quem pede com educação merece ter a resposta no mesmo nível. Dessa forma, solicitou reparo da ponte do corredor dos Siqueiras, pois os trilhos da ponte estão quebrados. Parabenizou os servidores que trabalham na oficina da prefeitura pelo excelente trabalho que estão realizando. Lamentou que a estrutura da oficina ainda é enxuta, sendo que faltam bastante ferramentas. Dessa forma, pediu que o prefeito averigue a possibilidade de equipar melhor a oficina, haja vista o excelente trabalho que os servidores estão desempenhando ali.


LURDES ELLWANGER (PTB) - Solicitou o envio de ofício ao chefe do setor de iluminação pública, pedindo a colocação de luminárias no trevo da Linha do Rio. A vereadora relatou quem teve reunião com o Daer e que vindicou a instalação de iluminação naquele local, todavia, foi informada que é competência do município instalar tais luminárias. Cristina Rohde (PSDB) lembrou que o prefeito Paulo Butzge também estava na reunião com Daer e está ciente que é competência do município a iluminação do respectivo trevo. Jaira Diehl (PSB) lembrou que a competência da iluminação pública é amparada pela legislação federal. Lurdes Ellwanger pediu que o ex-colega Telmo Grunewald continue mostrando bom serviço e que providencie com a maior brevidade possível a instalação de iluminação no trevo da Linha do Rio.


CELSO GEHRES (PP) – O vereador solicitou o encaminhamento de ofício à subseção da OAB de Candelária, cumprimentando todos os advogados pela passagem do seu dia, ocorrido na última sexta-feira, dia 11. Quanto ao projeto citado pelo vereador Jorge William que está sendo executado no município de Vera Cruz, Gehres disse que todos município sonham com que a saúde tenha um funcionamento efetivo, sem filas de espera. Lembrou que também existe uma emenda parlamentar do deputado Luis Carlos Heinze que também servirá para o custeio da saúde no município. Noticiou que recebeu ofício do departamento de trânsito do município afirmando que está sendo feito um estudo para que o pedido de instalação de quebra-molas nas ruas Roberto Kochenborger e São José, seja atendido. Lembrou que fora feito pedido de instalação de placas indicativas nas estradas de acesso aos pontos turísticos, afirmando que há três anos procurou empresas privadas do município dispostas em ajudar financeiramente para que as placas sejam instaladas em diversos pontos do município, mas na época nenhuma atitude foi tomada. Jairo Radtke (PSB) disse que o município já está fazendo um levantamento para que essas placas sejam instaladas em vários pontos do município. Cristina Rohde (PSDB) noticiou que o diretor da divisão de trânsito lhe avisou que tais placas estão sendo confeccionadas. Ao finalizar, Gehres disse que torce para que a coisa ande.


JAIRO RADTKE (PSB) – Requereu o envio de ofício ao Daer, pedindo a realização de limpeza nas laterais da VRS 858, na Linha do Rio. Parabenizou todos os pais pela passagem do seu dia, no último domingo, dia 13.


JAIRA DIEHL (PSB) – Solicitou o envio de ofício ao setor do meio ambiente para que seja providenciada a realização de poda das árvores situadas entre a farmácia São João e a empresa de Élio Goelzer. Pediu o encaminhamento de ofício ao secretário de Obras, solicitando providências na entrada da rua Edilo dos Santos Machado, nas casas populares do bairro Ewaldo Prass, sugerindo que seja feita uma drenagem na rua, pois quando chove a água acumulada na rua e está invadindo as casas dos moradores, noticiando que os moradores daquele local têm reclamado bastante. Também parabenizou os pais pelo seu dia.


ORDEM DO DIA:


PROJETO DE LEI Nº 081/2017- Autoriza o Executivo Municipal a contratar professor de anos iniciais, em caráter emergencial. Aprovado por unanimidade.

+ Notícias
FALE CONOSCO

Rua Frederico Gewehr, 1000 Bairro Centro
Candelária/RS CEP 96930-000

contato@camaracandelaria.com.br

51 3743-1176

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta Horário de expediente
8h30min às 11h30min - 13h30min às 17h

SESSÕES Segunda-feira: 19h