INICIAL / NOTÍCIAS
NOTÍCIAS
Sessão 21 de agosto de 2017 - Pequeno Expediente

Pequeno Expediente

PEQUENO EXPEDIENTE:


JAIRA DIEHL (PSB) – Solicitou o envio de ofício ao pastor Antônio Carvalho Erohin da igreja Assembleia de Deus, parabenizando-o pela organização da comemoração dos 60 anos da igreja em Candelária. Comunicou que na ocasião teve a oportunidade de conversar com o vereador mais votado da cidade de Porto Alegre, Sr. Elisandro Sabino, que também é pastor da Assembleia de Deus. Pediu o encaminhamento de ofício ao setor de iluminação pública, para que efetue a reposição de lâmpadas na rua Henrique Dias, nº 231, em frente à residência de Luciano Anton. Também solicitou a reposição de lâmpada no Km 9 na localidade de Linha do Rio, em frente à residência de Orlando Koenning. Comunicou que o Daer está realizando a obra de recapeamento da ERS 410 e que o serviço está sendo bem feito. Convidou a comunidade candelariense a prestigiar os trabalhos expostos pelos alunos da Apae na Casa de Cultura, do dia 21 ao dia 30 de agosto, no horário de funcionamento das 8h às 11h30min, no período da manhã e das 13h30min às 17h, no período da tarde.


DANIEL BERNARDY (PDT) – Requereu o envio de ofício à Superintendência do Daer de Cachoeira do Sul solicitando o patrolamento e a correlata recuperação da ERS 410.


JORGE WILLIAN FEISTLER (PTB) – Noticiou que foi procurado novamente pelos moradores da Linha do Rio, da Vila Passa Sete e por integrantes do grupo Unidos pela Ponte, que vindicaram o conserto da ponte pênsil que liga as duas localidades. Lembrou que o pedido de recuperação já foi feito, todavia, nenhuma providência foi tomada. Dessa forma, reiterou o pedido de envio ao secretário de Obras, solicitando urgência na recuperação daquela ponte pênsil, antes que algo mais grave aconteça aos pedestres que ali necessitam fazer a travessia. Solicitou o envio de ofício à secretaria de Saúde, requerendo a remessa da listagem dos equipamentos hospitalares adquiridos com a emenda parlamentar do deputado federal Sérgio Moraes. Ao fim, lembrou que no mês de abril foi encaminhado ofício ao executivo questionando a possibilidade de os funcionários públicos municipais terem o plano com o Ipergs alterado, haja vista que o desconto é muito grande, 18%, e irá aumentar para 27,7% em 2018. Referiu que o prefeito Paulo Butzge lhe informou que havia um grupo analisando esse desconto e que buscariam uma redução de tal percentual junto ao Ipergs. Dessa forma, solicitou o envio de ofício ao prefeito questionando como está o andamento da requisição junto ao Ipergs, ou se a administração municipal deixará os funcionários arcarem com o desconto abusivo em suas folhas de pagamentos.


ILCEU POHLMANN (PMDB) – Requereu o envio de ofício ao secretário de Obras, solicitando a realização de patrolamento no prolongamento da rua Botucaraí, entre a Beira Rio e a entrada da localidade da Linha Boa Vista. Pediu o envio de ofício ao setor de iluminação pública, solicitando a recuperação da iluminação na Picada dos Ellwanger, pois no próximo domingo a comunidade terá festividade e tudo está na escuridão.


CRISTIANO BECKER (PMDB) – Comunicou que esteve com alguns colegas vereadores em reunião no Daer para vindicar ao diretor geral da autarquia, a continuidade do serviço de recuperação da ERS 410. Salientou que é importante que a comunidade saiba que os vereadores estão engajados buscando soluções para os problemas que assolam o município. Reforçou ainda, que se os vereadores não tivessem ido ao Daer, as obras da ERS 410 não teriam sido retomadas. Narrou que na reunião a empreiteira responsável pela recuperação da ERS 410 afirmou que irá realizar a obra em todos os trechos asfaltados. Becker comunicou que o diretor do Daer garantiu que a empresa contratada para recuperar o desbarrancado da VRS 858 também irá fazer a pavimentação asfáltica daquele trecho, embora não de forma imediata. Sobre o projeto de lei de autoria da vereadora Lurdes Ellwanger que dispõe sobre a obrigatoriedade de vigilância armada nas agências bancárias do município, o vereador lembrou que a reapresentação da proposição fez com que a questão reascendesse o tema atinente ao monitoramento por câmeras em nosso município, reportando-se à efetividade de tal serviço na cidade de Agudo – RS, que nos últimos dias conseguiu frustrar a tentativa de assalto na agência do Banco do Brasil, já que a cidade possui as câmeras de monitoramento. Noticiou que o Tenente Coronel Reis pleiteou para que Candelária fosse incluída no programa do governo estadual que irá fornecer câmeras de monitoramento aos municípios, solicitando o envio de ofício ao Tenente Coronel Reis questionando se Candelária estará efetivamente incluída nesse programa. Ao finalizar, criticou a prefeitura por ter efetuado o corte dos eucaliptos no Parque de Eventos. Referiu que se a comunidade tivesse sido consultada sobre o corte, certamente este não teria sido feito, já que os eucaliptos forneciam bastante sombra ao local. Solicitou o envio de ofício ao prefeito Paulo Butzge, questionando se partiu dele a orientação para que os eucaliptos fossem cortados.


CELSO GEHRES (PP) – Requereu a remessa de ofício ao secretário de Obras, pedindo que o mesmo averigue as condições do calçamento que fica em frente à parada de ônibus entre as ruas Gaspar Silveira Martins e Getúlio Vargas, próximo à residência do vereador Rui Beise, pois teve a informação de que o calçamento cedeu e que há grande acumulo de água no local, e quando os ônibus ou carros cruzam por ali, a água empoçada acaba sendo jogada para cima das pessoas que estão na parada de ônibus. Quanto ao corte dos eucaliptos do Parque de Eventos, Celso disse ter questionado o chefe do departamento do meio ambiente, que lhe colocou que foi uma ordem da licenciadora ambiental do município, a bióloga Fabiana. Gehres disse que foi informado de que há um projeto com o Rotary Club para que no local sejam plantados plátanos canadenses, que é de crescimento rápido. O vereador ressaltou que eucalipto é uma árvore de plantio comercial, afirmando ainda, que não cabe poda nos galhos da árvore de eucalipto, até porque isso os enfraquece o que poderia ocasionar um problema maior ao município. Lembrou também, que o município já é réu em ação de danos materiais movida por uma pessoa que teve seu carro destruído por um galho de eucalipto do Parque de Eventos.  Em aparte, Cristiano Becker (PMDB) disse que se não houvesse tanta repercussão no caso, todos os eucaliptos teriam sido retirados. Gehres disse que o executivo deve ter um plano B para a realização de sombreamento no Parque de Eventos.


CRISTINA ROHDE (PSDB) – A vereadora solicitou o envio de ofício ao secretário de Obras, requerendo a recuperação da estrada da localidade de Sesmaria do Pinhal, já que os moradores estão reclamando que não tem como trafegar pelo local. Também pediu a troca de algumas lâmpadas da Linha Travessão, mormente em frente à residência de Eroni Post e Elenor Beise. Cristina requereu o envio de ofício ao departamento municipal de trânsito e ao prefeito Paulo Butzge, pedindo a instalação de uma placa indicativa de velocidade na rua Botucaraí. Informou que há grande fluxo de pedestres e ciclistas naquela rua, e que os motoristas trafegam pelo local em excesso de velocidade, causando perigo aos que ali trafegam. Sobre a reunião com o diretor do Daer, Cristina Rohde salientou que a união dos vereadores fez a diferença, já que os pedidos feitos na reunião estão sendo atendidos. Sobre a obra da VRS 858, afirmou que torce para que a obra seja bem executada e que a empresa também realize a pavimentação do asfalto, informando que foi informada por familiares que o local da obra do desbarrancado está apresentando rachaduras.


MARCO ANTÔNIO LARGER (PP) – O vereador falou sobre as indicações de sua autoria apresentadas na sessão. Salientou que muitas pessoas questionam o motivo de os vereadores não apresentarem projetos de lei atinentes à algumas matérias. Larger frisou que infelizmente o poder legislativo não detém competência de iniciativa para alguns projetos. Disse que por muitas vezes elaborava o projeto e na sua concepção acreditava que o mesmo possuía viabilidade jurídica, mas a assessoria jurídica da casa o alertava sobre os problemas de vício de iniciativa, agradecendo a assessora pelo serviço e atenção dedicados aos projetos de autoria do vereador.  Citou de exemplo a indicação nº 02, que dispõe sobre a concessão de isenção ao pagamento de taxa de vistoria anual para as entidades sem fins lucrativos do município de Candelária, a indicação nº 03 que sugere a criação do projeto Adote uma Lixeira, cujo objetivo é a instalação e a manutenção das lixeiras do nosso município mediante a realização de parceria com empresas privadas do município. Por fim, citou a indicação nº 03, que sugere ao prefeito Paulo Butzge a elaboração de normas estabelecendo as diretrizes para a instalação das redes de abastecimento de água e esgoto nas ruas e avenidas do município, tendo em vista que o serviço de recomposição da via está sendo mal executado, deixando diversos buracos e desníveis em grande parte das ruas do município.


ORDEM DO DIA:


PROJETO DE LEI Nº 082/2017- Autoriza o Executivo Municipal a contratar 02 (dois) estagiários, cursando letras, matemática e ou educação física, respectivamente, em caráter emergencial. Aprovado por unanimidade.

PROJETO DE LEI Nº 086/2017 - Autoriza a abertura de crédito suplementar até a importância de R$ 16.000,00 (dezesseis mil reais) pelo Poder Executivo Municipal para reforço de dotação orçamentária já existente, indicando como fonte de recurso a anulação parcial de dotação orçamentária do Poder Legislativo.

REQUERIMENTO PARA SESSÃO ESPECIAL homenageando a menina Emanuely Barbosa, Campeã Estadual na modalidade de Tiro de Laço (vaca parada) e também Vice-campeã na modalidade Nacional. Aprovado por unanimidade.

REQUERIMENTO PARA SESSÃO ESPECIAL homenageando a Congregação Luterana Cristo de Candelária pelos 500 anos da reforma luterana. Aprovado por unanimidade.

VETO DO PREFEITO AO PROJETO DE LEI Nº 010/2017 – Veto mantido pela maioria absoluta dos vereadores.

+ Notícias
FALE CONOSCO

Rua Frederico Gewehr, 1000 Bairro Centro
Candelária/RS CEP 96930-000

contato@camaracandelaria.com.br

51 3743-1176

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta Horário de expediente
8h30min às 11h30min - 13h30min às 17h

SESSÕES Segunda-feira: 19h