PUBLICAÇÕES NOTÍCIAS
INICIAL / NOTÍCIAS
NOTÍCIAS
Sessão 21 de agosto de 2017 - Grande Expediente

Grande Expediente

GRANDE EXPEDIENTE:


CRISTINA ROHDE (PSDB) – A vereadora narrou que os moradores do Passa Sete e da Linha do Rio estão indignados com a demora para a realização da recuperação da ponte pênsil que liga as duas localidades. Ressaltou que o legislativo se disponibilizou em anular parte da sua dotação orçamentária em favor do executivo para que a ponte pudesse ser recuperada. Cristina Rohde informou que o executivo optou por reconstruir a ponte, mas até agora nenhuma atitude foi tomada, lembrando que em breve a localidade de Linha do Rio sediará as olimpíadas e que os jovens clamam para que a ponte esteja pronta até lá. Noticiou que na última sexta-feira, a Câmara sediou o encontro de filiados do PSDB, que contou com a presença da deputada estadual Zilá Breitenbach. Na ocasião, foram debatidos diversos assuntos de interesse do município. A vereadora ressaltou também a ética que a deputada carrega consigo na sua forma de trabalho, lembrando que a deputada possui forte vínculo com nosso município, até porque seu filho é proprietário da clínica oftalmológica. Dessa forma, Cristina agradeceu a todas as pessoas que estiveram na reunião.


JAIRA DIEHL (PSB) – Pediu que a população candelariense fique mais atenta às regras de trânsito. Noticiou que certa noite se deslocava de volta para a cidade e se deparou com a cena revoltante de um jovem chutando uma placa de sinalização, ou seja, destruindo aquilo que serve para educar as pessoas. Lembrou que todo prejuízo causado é suportado pelo contribuinte. Pediu que o responsável pelo departamento municipal de trânsito ordene o conserto da placa que fica em frente à escola Guia Lopes.


ALDOMIR SEVERO (PSB) – Quanto a polêmica do corte dos eucaliptos do Parque de Eventos, Aldomir ressaltou que a sombra era muito boa, mas que o eucalipto oferece risco à população, já que o município é réu em ação de indenização promovida por uma pessoa que teve o carro atingido por um galho de eucalipto. O vereador frisou que por sorte foi um bem material, mas que se um pedestre fosse atingido, talvez a história teria um fim trágico. Defendeu a posição do diretor do meio ambiente em retirar as árvores, lembrando que novas árvores serão plantadas naquele local.


JORGE WILLIAN FEISTLER (PTB) – Sobre a manifestação da colega Jaira Diehl, quanto a situação do jovem chutando a placa de sinalização, Feistler ressaltou que é por esses motivos que devemos dar oportunidades aos jovens, para que estes não se tornem vândalos, criminosos ou toxicômanos. O vereador ressaltou que o jovem precisa ter a primeira oportunidade para adquirir experiência. Registrou que viu no site da prefeitura municipal que a secretaria de Assistência Social entregou ao Sine 46 currículos de jovens, para que estes sejam inseridos no mercado de trabalho através do programa jovem aprendiz. Lembrou que por vários anos atuou no Sine e após foi secretário de Indústria e Comércio, portanto, pode afirmar que os jovens precisam que lhe sejam dadas oportunidades. Comunicou que esteve na reunião no Daer, juntamente com o deputado Marcelo Mores, vereadores e demais deputados estaduais, vindicando melhorias para a nossa cidade. Que após longo período de espera, foram atendidos, ouvindo diversas reclamações do diretor do Daer pela falta de dinheiro para tocar as obras. Referiu que por sorte, o responsável pelo recapeamento da ERS 410 estava lá e disse que daria um jeito de retomar as obras da respectiva rodovia. Informou que o diretor do Daer prometeu fazer a instalação das lombadas na ERS 400, mormente nas proximidades da escola Dinarte, na Vila União e próximo à empresa Beira Rio. Ao finalizar, disse que o importante é a conjugação de esforços dos vereadores e dos deputados estaduais para que as coisas de fato aconteçam.


CRISTIANO BECKER (PMDB) – Lembrou do pronunciamento do colega vereador Rui Beise da sessão passada, quando falava que Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul eram as cidades que mais geravam empregos no estado. Narrou que estava ouvindo a rádio Gaúcha e a jornalista Rosane de Oliveira defendia a fumicultura, sendo que sobrevieram várias críticas pelo posicionamento da jornalista. Becker gostou da atitude dela, que embora não seja fumante, reconhece a importância da fumicultura para o nosso estado. Becker salientou que em tempos de crise, é o fumo que faz com que a economia do Rio Grande do Sul não pare.


RUI BEISE (PDT) – Falou sobre a apreciação do projeto 086/2017, que beneficia os jovens do município e promovendo as olimpíadas estudantis. Frisou que o governo federal que deveria incentivar os jovens, não elabora projetos que os beneficiam. Tampouco elabora projetos que visam beneficiar a fumicultura ou as empresas que colaboram com a economia do país. Beise disse que ficou triste ao assistir ao noticiário da RBS TV onde um funcionário do ministério de Ciência e Tecnologia da cidade de Santa Maria lamentava que o governo federal pretende acabar com o ministério por não ter recursos para bancar as despesas. Ressaltou que é o ministério que possui um aparelho que pode prever com um mês de antecedência a intensidade dos raios solares. Lembrou que os bancos de sangue de diversos municípios e do estado estão prestes a fechar as portas porque o governo federal não realiza o repasse de recursos. Agradeceu a vereadora Cristina Rohde por ter recebido a deputada Zilá Breitenbach em nosso município. Beise criticou a reforma política que está em discussão no congresso nacional, lamentando que os deputados só estão preocupados em satisfazer seus interesses privados, e não os anseios da população. Jaira Diehl (PSB) afirmou que a reforma política na forma de “distritão” só servirá para manter os mesmos políticos no poder. Beise salientou que Candelária tem a sorte de ter deputados federais atuantes e que estão sempre pleiteando emendas para o nosso município, citando como exemplo Luiz Carlos Sérgio Moraes e Giovani Cherini. Ao finalizar, registrou sua indignação com o descaso do governo federal para com a população.


>> A próxima sessão acontece no dia 28 de agosto, às 19h.

+ Notícias
FALE CONOSCO

Rua Frederico Gewehr, 1000 Bairro Centro
Candelária/RS CEP 96930-000

contato@camaracandelaria.com.br

51 3743-1176

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Segunda a Sexta Horário de expediente 7h às 13h

A Câmara de Vereadores estará atendendo
até o dia 31/12/2017 em turno único

SESSÕES Segunda-feira: 10 horas da manhã