PUBLICAÇÕES NOTÍCIAS
INICIAL / NOTÍCIAS
NOTÍCIAS
Sessão 28 de agosto de 2017 - Pequeno Expediente

Pequeno Expediente

A presidente do legislativo Cristina Rohde (PSDB) determinou um minuto de silêncio em razão do falecimento da ex-secretária de Saúde, Aline Gewehr Trindade. Após, colocou a ata da sessão do dia 21 de agosto de 2017, em votação, restando aprovada por unanimidade.

 

PEQUENO EXPEDIENTE:

 

CELSO GEHRES (PP) – O vereador pediu o envio de ofício aos familiares da ex-secretária Aline Trindade para externar seus pêsames. Gehres disse que o minuto de silêncio determinado pela presidente foi extremamente justo. Frisou que o destino foi irônico, pois Aline sempre deu o seu melhor para auxiliar as pessoas por intermédio da secretaria de Saúde, no entanto, acabou falecendo precocemente em razão de um câncer. Cristina Rohde (PSDB) sugeriu que o ofício aos familiares seja remetido em nome do poder legislativo. Solicitou a recuperação de uma estrada que liga as localidades da Data do Ribeiro e a Linha Boa Vista e patrolamento do Roncador até o trajeto das cinco esquinas. Comunicou que o morador do Palmital, Sr. Aldomiro da Silva, lhe externou reclamação de que existe em trecho que não está sendo patrolado, motivo pelo qual solicitou a realização de patrolamento no trecho que está sendo esquecido. Também pediu a realização de reparo da ponte da Av. Marechal Deodoro, no sentido bairro/centro, pois foi informado que a mesma está ruindo, causando perigo a quem trafega pelo local.

 

MARCO ANTÔNIO LARGER (PP) – Solicitou o envio de ofício ao secretário de Obras, pedindo que o mesmo determine a recuperação de todas as estradas da região centro serra. Também pediu cascalhamento no corredor dos Arreal. Reforçou que as estradas do Roncador precisam de um patrolamento imediato. Requereu a remessa de ofício ao gerente de relacionamento da RGE, Cristiano Guedes da Silva, relatando que um caminhão arrancou os fios de luz e o poste caiu na via pública na rua Gaspar Silveira Martins e que os demais postes ficaram pendurados, sendo que uma equipe da RGE foi fazer a troca dos postes no dia de hoje, mas como chegaram tarde, os moradores irão ficar até às 22h sem luz. Lembrou que já havia pedido o envio de ofício solicitando a troca de tais postes, mas nada foi feito. Frisou que apenas dois postes estão sendo substituídos pela RGE, mas na verdade mais dois precisam ser trocados, inclusive um deles é em frente à sua residência de nº 512, que está pendurado e o poste auxiliar colocado lá não consegue mais segurar o poste principal.

 

JORGE WILLIAN FEISTLER (PTB) – Requereu a remessa de ofício à secretaria de Obras e ao departamento de trânsito, para que realizem a recuperação da rua Gaspar Silveira Martins, em frente ao Posto RodOil, que apresenta inúmeros desníveis. Também pediu a realização de patrolamento da rua Botucaraí entre a ERS 400 e a ERS 287.

 

CRISTIANO BECKER (PMDB) – O vereador disse ter ficado satisfeito com as respostas remetidas pelo executivo municipal, relatando que uma delas se refere que o guarda do Parque de Eventos irá abrir os sanitários localizados na academia ao ar livre durante o dia. A outra é que já existe projeto em andamento para que o campo do Juventude, área que passou a pertencer ao município, sediará um centro de esportes, sendo que o executivo já envio projeto ao Ministério dos Esportes, pleiteando verba de R$ 350 mil para construção do centro. Dessa forma, Becker pediu que lhe seja enviado cópia do projeto enviado ao Ministério dos Esportes, até para contatar os deputados federais e pedir apoio na aprovação do projeto. Registrou que na sexta-feira passada, esteve no jantar da Acic que homenageou as empresas que são associadas à entidade há 20 anos. Comunicou que dois cidadãos de Candelária têm se destacado em Cachoeira do Sul, um deles é Ciro Visaly, que recebeu do Sindilojas o troféu personalidades 2017, o outro é Alexandre Schmachtenberg, que recebeu o título de cidadão honorários de Cachoeira do Sul. Dessa forma, solicitou o envio de ofício parabenizando-os.

 

ALDOMIR SEVERO (PSB) – Pediu o encaminhamento de ofício ao secretário de Obras, solicitando a recuperação e o cascalhamento das estradas do Rincão da Lagoa e do corredor dos Gomes. Requereu a remessa de ofício ao departamento de trânsito, com cópia ao prefeito Paulo Butzge, solicitando a colocação de placas de sinalização indicando tempo de estacionamento de 15 minutos em frente às farmácias. O vereador informou que esteve no Parque de Eventos com o chefe do meio ambiente e o pessoal do Rotary acompanhando o plantio dos plátanos canadenses no local.

 

JAIRO RADTKE (PSB) – Solicitou o envio de ofício ao secretário de Obras, agradecendo pelo serviço efetuado na Picada Roos e no Inferninho. Também parabenizou a equipe por todo serviço feito naquelas localidades.

 

JAIRA DIEHL (PSB) – Requereu o envio de ofício ao prefeito Paulo Butzge com cópia ao secretário de Obras, para que providencias imediatas sejam tomadas na rua Edilo dos Santos Machado, reiterando o pedido de construção de sistema de drenagem naquela rua, já que em dia de chuva, os moradores que saem cedo para trabalhar se molham por inteiro, sem falar que a água da chuva também invade as residências. Jorge Willian Feistler (PTB) ressaltou que tal melhoria já está sendo pedida há tempos. Pediu o envio de ofício ao Ricardo Ellwanger, técnico da Flyboys, que com a equipe de basquete adulto feminino conquistou o 1º lugar em campeonato realizado na cidade de Campo Bom. Sugeriu que o executivo municipal através da secretaria competente, demarque um local especifico para estacionamento no Parque de Eventos, pois está muito bagunçado, pois as crianças andam de bicicleta e os pais ficam aflitos com os carros trafegando em alta velocidade pelo local. Ao finalizar, narrou que precisou comprar o antibiótico cefalexina para sua filha e que ficou espantada com a variação do valor do medicamento entre uma farmácia e outra, no caso em tela, a diferença era de R$ 24,00 de uma farmácia para a outra. Disse que daqui a pouco terá a máfia das farmácias. Aldomir Severo (PSB) ressaltou que existe um preço máximo para cobrar pelo medicamento, mas que infelizmente alguns comerciantes só pensam no próprio bolso e só fazem venda no valor máximo estipulado. Jaira Diehl reiterou o pedido de recuperação da ponte do Passa Sete situada próximo ao engenho do Heinze, já que a mesma está prestes a ruir.

 

ORDEM DO DIA:

 

PROJETO DE LEI 014/2017 - Acrescenta o §3º no artigo 1º e altera a redação do art. 2º da Lei Municipal nº 966, de 29 de abril de 2014, que dispõe sobre a concessão de gratificação por função aos servidores da comissão permanente de inventário da Câmara de Vereadores de Candelária e dá outras providências. Aprovado por unanimidade.

PROJETO DE LEI 015/2017 - Altera a redação do art. 3º da lei municipal n.º 411, de 29 de abril de 2009, que dispõe sobre a estrutura administrativa dos servidores da Câmara Municipal de Vereadores de Candelária e dá outras providências. Aprovado por unanimidade.

PROJETO DE LEI 080/2017 - Institui a Política Municipal de Desenvolvimento Rural e cria o Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural - FUNDER. Aprovado por unanimidade.

PROJETO DE LEI 091/2017 - Cria o programa municipal de desenvolvimento rural. Aprovado por unanimidade.

+ Notícias
FALE CONOSCO

Rua Frederico Gewehr, 1000 Bairro Centro
Candelária/RS CEP 96930-000

contato@camaracandelaria.com.br

51 3743-1176

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta Horário de expediente
8h30min às 11h30min - 13h30min às 17h

SESSÕES Segunda-feira: 19h