INICIAL / NOTÍCIAS
NOTÍCIAS
Sessão 28 de agosto de 2017 - Grande Expediente

Grande Expediente

GRANDE EXPEDIENTE:

 

CELSO GEHRES (PP) – Pediu o envio de ofício ao secretário de Obras, para que este verifique as condições da ponte pênsil que faz a ligação do Passa Sete com a Linha do Rio, próximo à propriedade dos Haut, e a ponte pênsil situada acima da ponte do império, na lateral do cerro, já que no dia 17 de setembro, haverá um evento de bike no município. Sobre os projetos 080 e 091, aprovados pelos vereadores, ressaltou que o art. 6º do projeto 091, é de extrema importância, pois é um projeto aberto para acompanhamento da população. Agradeceu aos colegas Jorge Willian Feistler e Lurdes Ellwanger que se esforçaram para que os projetos 080 e 091 fossem votados na data de hoje. Ao fim, parabenizou o colega Cristiano Becker, eleito para presidir o PMDB.

 

JORGE WILLIAN FEISTLER (PTB) – O vereador fez um relato sobre o triste domingo do dia 27, dia do psicólogo, em que a ex-secretária de Saúde, Aline Trindade, se despediu da terra, após lutar contra um câncer. Salientou a honra e o prazer que teve de trabalhar junto com Aline no executivo municipal. Ressaltou que teve a honra de viver com ela por alguns anos de forma diária, pessoa que muito ensinou. Das recordações que ficam, o vereador destacou que devemos enfrentar os problemas com mais tranquilidade, força e com fé, e foi assim que Aline enfrentou o período em que lutou contra o câncer. Ressaltou que durante todo tratamento ninguém preparou a Aline para sua partida, ela preparava as pessoas pelo que poderia acontecer. Reforçou o orgulho que sente por ter trabalhado com a pessoa maravilhosa que foi a Aline. Pessoa que com seu trabalho reconhecido por toda comunidade candelariense, pelo estado e pelo país, muito orgulhou o município, trazendo consigo muitos prêmios para Candelária. Soubemos que por mais duro que seja, precisamos nos acostumar com a ideia de que somos passageiros na vida e que o nosso destino final não é aqui. Infelizmente, também não sabemos em qual estação devemos descer e nem em qual estação devemos nos despedir das pessoas que amamos. Quantas pessoas passam pela nossa vida rapidamente e deixam tão valiosas lições? Mas a vida é assim, e nós seguimos viagem olhando para trás até a paisagem mudar, e ficar em nossa mente como uma fotografia bonita, que nos faz sorrir. Ficam aquelas boas lembranças da Aline sempre feliz e sorridente, da Aline sempre em busca do melhor para família, amigos e para nossa comunidade, da Aline que sempre foi um exemplo para todos. Ficam as lembranças da Aline que foi uma guerreira.

 

CRISTIANO BECKER (PMDB) – O vereador falou sobre o falecimento da ex-secretária de Saúde, Aline Trindade. Frisou que a família dela sempre foi muito unida e que em lares assim, é um pouco menos difícil superar os desafios. Becker ressaltou o trabalho desempenhado por Aline Trindade frente à secretaria de Saúde, o que rendeu prêmios inéditos ao município, um deles o prêmio gestor público 2013, e o outro o troféu gestor público tecnologia da informação. Becker salientou que Aline era uma pessoa muito querida pela sociedade candelariense. Em nome do PMDB, o vereador dedicou seus pesares a família, desejando força neste momento difícil.

 

RUI BEISE (PDT) – Beise noticiou que os profissionais da área da medicina do hospital da PUCRS estão desenvolvendo uma nova tecnologia para o tratamento câncer, externando sua felicidade ao saber dessa ótima notícia. O vereador noticiou que a 13ª Coordenadoria de Saúde que abrange Candelária, tem hoje aproximadamente 400 pessoas aguardando por uma cirurgia em traumatologia, e que existem pessoas mal-intencionadas e safadas que descobriram o telefone desses pacientes e estão entrando em contato e pedindo que um valor seja depositado para que a cirurgia aconteça. Dessa forma, Beise orientou os pacientes que receberem esse tipo de ligação a não efetuar o pagamento, pois se trata de golpe, aconselhando-os a procurar imediatamente a polícia civil. Disse que no domingo, dia 27, foi o dia do psicólogo, dia que Deus chamou para junto de si a psicóloga e ex-secretária de Saúde, Aline Trindade. Em nome da bancada do PDT, registrou o profundo pesar pelo falecimento de Aline. Citou a homenagem postada nas redes sociais por Dra. Sandra Maria Sales Fagundes, superintendente do Hospital Conceição de Porto Alegre e secretária estadual de Saúde nos anos de 2013 e 2014, “Perda irreparável, Aline era uma mulher que sabia fazer a vida melhor para todos com inclusão, com pluralidade, com amorosidade. Um privilégio ter compartilhado com ela a construção do SUS”. Dessa forma, Beise exprimiu seu agradecimento pelo trabalho que ela dedicou em prol de Candelária, da região, do estado e do país, com seu trabalho sério, honesto e correto.

 

COMUNICAÇÃO DE LÍDER:

 

CRISTINA ROHDE (PSDB) – A vereadora se reportou as homenagens prestadas por todos colegas à ex-secretária de Saúde, Aline Trindade, falecida no domingo em decorrência do câncer. Cristina reforçou a fala do vereador Jorge Willian (PTB) reafirmando que a Aline preparou todos para sua partida. Falou sobre a partida de Cristiane Gewehr, pessoa que era muito ativa no grupo de mulheres Família Unida da Rebentona, que faleceu na sexta-feira, também pelo câncer. Cristina disse que o fim de semana foi de muita tristeza, pois duas jovens mulheres partiram para junto de Deus, em decorrência da terrível doença que é o câncer. De forma antirregimental, solicitou o envio de ofício à família de Cristiane Gewehr e ao grupo de mulheres Família Unida da Rebentona, externando os pesares pela triste perda.

 

JAIRA DIEHL (PSB) – Em nome da bancada do PSB, desejou forças às duas famílias que estão enlutadas com a perda de duas pessoas tão jovens, Aline Trindade e Cristiane Gewehr. Jaira refletiu que o tempo dos homens é diferente do tempo de Deus, ressaltando os 40 anos que a família da Aline teve a oportunidade de viver com ela, compartilhar suas alegrias, suas vitórias e o seu sucesso. Da mesma forma a família da Cristiane Gewehr, pessoa que sempre foi muito assídua nas atividades da sua localidade e uma mulher batalhadora. Frisou que para Cristo ninguém morre, mas sim, adormece, citando ainda a passagem bíblica de que “ninguém vai ao Pai se não por mim” (João 14:06). Jaira disse que um dia todos irão se reencontrar, pois o ser humano é o único que tem duas vidas, a terrena e a celestial. Salientou que nenhum pai quer sepultar um filho, pois é a ordem da vida se invertendo. Ao fim, salientou que a Aline e a Cristiane sempre estarão vivas no pensamento dessas famílias.

 

>> A próxima sessão acontece no dia 04 de setembro, às 19h.

+ Notícias
FALE CONOSCO

Rua Frederico Gewehr, 1000 Bairro Centro
Candelária/RS CEP 96930-000

contato@camaracandelaria.com.br

51 3743-1176

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta Horário de expediente
8h30min às 11h30min - 13h30min às 17h

SESSÕES Segunda-feira: 19h