PUBLICAÇÕES NOTÍCIAS
INICIAL / NOTÍCIAS
NOTÍCIAS
Sessão 04 de setembro de 2017 - Pequeno Expediente

Pequeno Expediente

PEQUENO EXPEDIENTE:

 

ILCEU POHLMANN (PMDB) – Reiterou pedido ao secretário de Obras para que sejam despejadas duas cargas de cascalho no corredor no bairro Marilene, próximo às chácaras de Rubem, do Alcemar dos Santos e do Cerentini, afirmando que não dá para transitar pelo local. O vereador criticou o fato de umas pessoas serem beneficiadas com melhorias da secretaria e outras não, afirmando que deve haver igualdade na efetivação do serviço. Disse que se o secretário não se dispor em realizar o pedido, irá fazer com dinheiro do seu próprio bolso, já que pelo local é escoada boa parte da produção de tabaco do município. Solicitou o envio de ofício à secretaria de Agricultura, pedindo o relatório de despesas e receitas da pasta. Ao finalizar, frisou que o trabalho do vereador é fiscalizar.

 

LURDES ELLWANGER (PTB) – A vereadora disse que esteve na localidade da Rebentona e se deparou com um grave problema, já que o rio está fazendo com que a estrada desmorone. Comunicou que o Sr. Miro Lauer está cansado do descaso da municipalidade e acabou doando material para fazer o desvio de parte da estrada, citando que na campanha eleitoral lhe foi prometido que a estrada seria recuperada. Lurdes comentou ainda, que fim de semana terá uma festividade na comunidade Nossa Senhora de Aparecida e que se vier uma chuva mais forte o trânsito terá que ser interrompido, pois está muito perigoso trafegar pelo local.

 

DANIEL BERNARDY (PDT) – Solicitou a remessa de ofício parabenizando o Sr. Divo Vidal de Souza da agroindústria do Passa Sete, pelo sucesso da venda de melado em seu estande na Expointer. Cristina Rohde (PSDB) lembrou que a família Hennig também esteve expondo produtos semelhantes na Expointer, sugerindo que as felicitações sejam extensivas a esta família. Ao secretário de Obras, reiterou o pedido de recuperação dos bueiros das localidades de Capão Claro, Rincão dos Bois e Bom Retiro. Também solicitou a relação de gastos da secretaria para a recuperação de bueiros dos meses de janeiro a agosto de 2017. O vereador disse que se estes bueiros não forem recuperados, irá pagar do seu próprio bolso para que a população dessas localidades consiga transportar sua safra.

 

MARCO ANTÔNIO LARGER (PP) – Requereu o envio de ofício ao secretário de Obras, pedindo a realização de patrolamento e a colocação de material britado mais fino na estrada na Linha Ana, próximo à residência de Dionésio Konrad. Agradeceu ao trabalho que está sendo feito no Palmital, Picada Roos e no Paraíso. Solicitou o envio de ofício à RBS TV, questionando quando o sinal analógico vai ser trocado pelo digital em nosso município. Leu matéria que explica que os beneficiários de programas sociais governamentais, como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Bolsa Verde, Carteira do Idoso, Aposentadoria para pessoas de baixa renda entre outros, tem direito a receber gratuitamente o kit para o sinal digital, informando que maiores informações podem ser obtidas pelo fone 147 ou pelo site www.sejadigital.com.br. Sobre a resposta recebida da secretaria de Saúde, o vereador pediu o reenvio de ofício solicitando o nome das pessoas que aguardam consultas médicas, protocolo por protocolo, pois só assim poderá saber se tem gente maldosa furando a fila. Reiterou que não admite que tenham pessoas furando a fila de atendimento do Sus. Falou sobre a situação difícil que o município está enfrentando, mormente quanto à crise financeira. Larger frisou que a administração pública municipal terá problemas financeiros em breve, já que existem precatórios para serem pagos já para o exercício de 2018. O vereador sugeriu ainda que o prefeito avalie a possibilidade de baixar os valores dos salários de alguns cargos em confiança, pois se não os problemas financeiros irão bater à porta do executivo com rapidez.

 

JAIRA DIEHL (PSB) – Solicitou a remessa de ofício felicitando o deputado federal José Stédile, eleito para presidir o PSB no Rio Grande do Sul. Disse que após o termino da semana da pátria, os cavaletes que irão trancar a avenida para o desfile cívico, irão para o Parque de Eventos para delimitar a área de tráfego de veículos no local. A vereadora criticou a atitude de alguns vândalos que jogaram areia na chama da pátria, apagando-a. Ressaltou que diferentemente desses “estrangeiros” que não amam sua pátria, os brasileiros e candelarienses amam sua pátria e merecem ser respeitados.

 

ALDOMIR SEVERO (PSB) – Pediu para se associar ao pedido do vereador Daniel Bernardy (PDT) quanto a recuperação dos bueiros nas localidades de Capão Claro, Rincão dos Bois e Bom Retiro. Convidou a comunidade candelariense a prestigiar o jogo do Olarias pelo campeonato regional que acontecerá neste domingo, dia 10, às 14h, na sede do Olarias. Também convidou todos a prestigiar as programações da semana farroupilha de Candelária que acontecerão no CTG Sentinela dos Pampas.

 

CRISTINA ROHDE (PSDB) – Requereu o envio de ofício à empresa responsável pelo recapeamento da RSC 287, solicitando reparo do acostamento nas proximidades do açougue do Ico Hoppe e do guincho. Parabenizou a prefeitura municipal pela instalação de lâmpada refletora no coreto da praça, sugerindo que o refletor permaneça instalado no local, pois além de iluminar, dá mais segurança aos que transitam por ali no período noturno. Solicitou o envio de ofício aos novos ecônomos do bar da Prainha pela inauguração do local, desejando sucesso. Requereu a remessa de ofício ao setor de iluminação pública, vindicando a recuperação da rede de iluminação da Linha Travessão, já que foi informada que nenhuma luminária está funcionando. Solicitou o envio de ofício aos jovens da Acanjur, que participaram do evento promovido pela Arejur na cidade de Sobradinho – RS, felicitando Alex Henrique e Jader da Rosa por terem conquistado o primeiro lugar na categoria canto livre adulto. A vereadora comunicou que a ponte pênsil entre as localidades da Linha do Rio e do Passa Sete irá ser reformada em breve, já que o legislativo fará o repasse ao executivo para que a obra possa ser iniciada. Ao fim, parabenizou todos os jovens integrantes da Acanjur que participaram do evento da Arejur.

 

JAIRO RADTKE (PSB) – Solicitou o envio de ofício ao Daer, requerendo providências na recuperação do asfalto de acesso ao trevo da Linha Curitiba. Convidou a comunidade candelariense a participar da festa da comunidade Nossa Senhora de Aparecida da Rebentona, que acontece neste domingo, dia 10. Ao fim, felicitou aos novos ecônomos da Prainha pela bela organização o local.

 

ORDEM DO DIA:

 

PROJETO DE LEI 084/2017 – Cria o programa Protetor de Águas e dá outras providências. Aprovado por unanimidade.

PROJETO DE LEI 085/2017 – Institui a Política Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais e Cria o Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais e o Fundo Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais. Aprovado por unanimidade.

PROJETO DE LEI 087/2017 – Altera a denominação, atribuições, condições de trabalho e requisitos para preenchimento do cargo em comissão de chefe do núcleo de coordenação pedagógica, da Lei nº 410, de 29 de abril de 2009 e da Lei nº 875 de 13 de agosto de 2013. Aprovado por unanimidade.

PROJETO DE LEI 088/2017 - Autoriza o Executivo Municipal a contratar serventes, médico ginecologista obstetra, médico clínico geral e técnico de enfermagem, em caráter emergencial. Aprovado por unanimidade.

PROJETO DE LEI 089/2017 – Autoriza o Executivo Municipal a contratar professor de educação infantil e professor de anos finais, em caráter emergencial. Aprovado por unanimidade.

PROJETO DE LEI Nº 090/2017 - Altera a redação dos arts. 1º da Lei Municipal nº 052/90, de 10 de agosto de 1990, e 1º da Lei Municipal nº 085/90, de 07 de dezembro de 1990, e autoriza a Sociedade Assistencial de Candelária - SAC a alienar parte do imóvel doado pelo Município de Candelária através da da Lei Municipal nº 005/88, de 29 de janeiro de 1988, alterada pelas Leis Municipais nº 052/90, de 10 de agosto de 1990, e nº 085/90, de 07 de dezembro de 1990. Aprovado por unanimidade.

+ Notícias
FALE CONOSCO

Rua Frederico Gewehr, 1000 Bairro Centro
Candelária/RS CEP 96930-000

contato@camaracandelaria.com.br

51 3743-1176

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta Horário de expediente
8h30min às 11h30min - 13h30min às 17h

SESSÕES Segunda-feira: 19h