Sessão 11 de setembro de 2017 - Pequeno Expediente

Pequeno Expediente

PEQUENO EXPEDIENTE

MARCO ANTÔNIO LARGER (PP) – Comunicou que no dia 16 de setembro a presidente do legislativo, Vereadora Cristina Beatriz Rohde estará de aniversário, desejando felicidade, saúde e bênçãos de Deus. Solicitou a remessa de ofício ao secretário de Indústria, Comércio e Habitação questionando por qual motivo o município não estar expedindo carteiras de identidade. Soube que a população está se deslocando para Santa Cruz do Sul ou Novo Cabrais para obter o documento. Noticiou que esteve no cartório eleitoral e foi informado pelo chefe Rodrigo Collar de que Candelária irá perder cerca de 5 mil eleitores, sendo que os moradores do centro da cidade são os que menos aderiram ao recadastramento. Dessa forma, Larger pediu para que as pessoas façam o recadastramento biométrico, já que o prazo acaba em dezembro.

DANIEL BERNARDY (PDT) – Parabenizou e agradeceu a comunidade Evangélica Cristo Redentor, da Vila União, pela recepção e pela bela festividade realizada no local. Solicitou o envio de ofício ao engenheiro do Daer, Sr. Paulo Tarso, pedindo o patrolamento da ERS 410 na região do campo, tendo em vista que a estrada está em péssimas condições de trafegabilidade, salientando que pelo local acontece o escoamento da safra de soja e o transporte dos alunos e moradores da região.

JORGE WILLIAN FEISTLER (PTB) – Requereu a remessa de ofício ao secretário de Obras, para que este verifique a estrada da Linha Boa Vista em frente ao condomínio da Cosuel, pois ali existe uma curva acentuada e o risco de acidentes é grande. Pediu o envio de ofício à ONG Sos Bichos, solicitando a relação de atendimentos mensal e o número de cães e gatos que estão em lar temporário. Lembrou que os poderes Legislativo e Executivo juntamente com a ONG, estão estudando alternativas para que os animais tenham um abrigo, mormente os cavalos soltos nas rodovias. O vereador disse que trará na próxima sessão a lista de competências do vereador, já que o legislativo recebeu críticas na página da ONG nas redes sociais. Explicou que o vereador não possui competência para construir um canil ou determinar a construção de um abrigo de animais, ressaltando que tal tarefa compete ao poder executivo.

ALDOMIR SEVERO (PSB) – Solicitou o envio de ofício ao responsável pelo setor de iluminação pública, Sr. Telmo Grunewaldt, agradecendo pelo serviço realizado no bairro Ewaldo Prass. Requereu a remessa de ofício ao Daer, solicitando a realização de reparo no trevo que liga a ERS 410 e a ERS 403, pois o trevo foi desmanchado e não há sinalização no local.

CELSO GEHRES (PP) – Comentou que os vereadores participam ativamente das festividades nas localidades do interior, registrando que por vezes recebe críticas de que os vereadores utilizam o pronunciamento para cumprimentar as entidades do interior, salientando que é preciso reconhecer o trabalho dos moradores das localidades que tanto se empenham para que as festas aconteçam e agradem aos visitantes. Dessa forma, parabenizou o grupo de mulheres Guerreiras do Vale, da Vila Botucaraí, pelo excelente jantar realizado no último sábado, dia 9. Também parabenizou a comunidade Cristo Redentor, da Vila União, pela realização da festividade, destacando a organização do culto crioulo. Solicitou o envio de ofício ao executivo municipal, questionando se existem verbas disponíveis para a conclusão da obra do ginásio da Vila Botucaraí. Registrou que para a felicidade dos moradores da Vila Botucaraí, a secretaria de Obras está dando andamento ao calçamento daquela localidade. Externou o agradecimento dos moradores da Picada Roos ao secretário de Obras, pela recuperação daquela estrada. O vereador reiterou o pedido de recuperação das estradas do Palmital, Picada Voeltz, Arroio Lindo de baixo, Roncador de baixo e na Linha Travessão. Pediu que o setor de trânsito do município, verifique a possibilidade de instalar placas indicativas nas localidades do interior, pois no fim de semana um morador ligou e questionou como fazia para chegar ao local da festa da Vila União.

ORDEM DO DIA:

PROPOSIÇÃO para realização de Sessão Especial em homenagem ao atleta Paralímpico Maurício Escota – Aprovado por unanimidade.

PROJETO DE LEI nº 092/2017 – Autoriza o Executivo Municipal a contratar 01 (um) estagiário do curso de Pedagogia, em caráter emergencial. Aprovado por unanimidade.