ÚLTIMAS NOVIDADES
Plano Plurianual irá contemplar quatro áreas

O Prefeito Municipal de Candelária, Paulo Butzge participou da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Candelária realizada na última segunda-feira, dia 6. Por meio de ofício, o chefe do Executivo solicitou o uso da tribuna para explanar sobre o atual momento político e econômico do país e do município, bem como apresentar o Plano Plurianual para o quadriênio 2018/2021, que foi protocolado no Poder Legislativo na sexta-feira, dia 3.
Butzge iniciou a sua participação enfatizando que a palavra chave para o momento é planejamento, ressaltando a necessidade de conjugar esforços para driblar a crise financeira que vivenciamos a nível nacional e municipal. Em virtude desta realidade, destacou que toda a equipe do Executivo está engajada e unida para atenuar os efeitos da crise.
O chefe do Executivo municipal destacou o trabalho de planejamento, estudo e dedicação realizado na elaboração do Plano Plurianual, ressaltando que o mesmo irá nortear os programas municipais com seus respectivos objetivos, indicadores e montantes de recursos a serem aplicados em despesas de capital e outras delas decorrentes e nas despesas de duração continuada. Butzge ressaltou ainda que o Plano Plurianual irá contemplar quatro áreas: Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Mobilidade, Governança e Gestão. Para chegar a essas áreas, Butzge divulgou que foram realizadas sete audiências públicas para que fossem eleitas as prioridades que integrariam o PPA.
Ao finalizar seu pronunciamento, o Butzge agradeceu a Presidente da Câmara, Vereadora Cristina Rohde (PSDB) por disponibilizar o uso da tribuna e pediu que os vereadores discutam o PPA de forma positiva. O prefeito colocou a equipe do Executivo à disposição para eventuais esclarecimentos quanto ao PPA e concluiu sua fala informando que estará embarcando para Brasília onde cumprirá extensa agenda.
O Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Vereador Rui Beise (PDT) agradeceu a participação do prefeito, e na posição de Presidente da Comissão comunicou que pretende realizar uma audiência pública incluindo os demais integrantes da comissão para debaterem de maneira geral o PPA 2018/2021. A participação do prefeito foi encerrada com o agradecimento da Presidente da Câmara, Vereadora Cristina Rohde (PSDB) que exaltou a intenção do Prefeito em participar da sessão ordinária e apresentar pessoalmente o PPA 2018/2021. Ela destacou que os poderes Legislativo e Executivo possuem o mesmo objetivo: dedicar o melhor para a comunidade candelariense.
Ressalta-se de que as sessões ordinárias do legislativo passarão a acontecer nas segundas-feiras a partir das 10h, em razão do turno único.
Confira, a seguir, outras informações a respeito do PPA:
O Plano Plurianual (PPA) está previsto na Constituição Federal de 1988, e foi regulamentado pelo decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998. Trata-se de um plano que deve ser feito a cada quatro anos por todas as entidades da federação, Governo Federal, Estados e Municípios, para estabelecer diretrizes, metas e objetivos. O PPA é aprovado pelo legislativo por uma lei quadrienal, sujeita a prazos e ritos diferenciados de tramitação e que tem vigência a partir do segundo ano de um mandato até o final do primeiro ano do mandato seguinte. Assim, todos os governos, inclusive os municipais, ficam obrigados a fazer um planejamento estratégico e seguir as diretrizes e metas estabelecidas no PPA. Dessa forma, busca-se impedir a descontinuidade de políticas e obras públicas de importância estratégica para a cidade, estado ou país.

Prefeito de Candelária apresenta PPA 2018/2021 em sessão ordinária + Notícias

Segunda a Sexta Horário de expediente 7h às 13h