Região do Campo tem problemas com faixa de domínio imposta pelo IBGE

Vereador Daniel Bernardy realiza abaixo assinado dos moradores

MAR

O Vereador Daniel Bernardy (PDT) coordenou reunião no gabinete oficial com o Prefeito em Exercício, Nestor Ellwanger, na quinta-feira (1º), juntamente com moradores do Capão do Valo, localidade também conhecida por região do campo. Com a presença do assessor parlamentar, Gilnei de Souza e do chefe de gabinete, Lucas Michels, o assunto debatido foi referente a divisa dos municípios de Candelária e Cachoeira do Sul.

Conforme os moradores, existe uma discordância sobre o domínio da localidade no sistema do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, o que prejudica os candelarienses no momento de efetuar empréstimos nas agências bancárias. Conforme os argumentos, estas pessoas que residem há anos na região, possuem escrituras das terras, blocos de produtores, contas mensais e são associados a entidades todas vinculadas ao município de Candelária, no entanto, o sistema do IBGE identifica que as propriedades pertencem ao munícipio de Cachoeira do Sul.

Em sua participação Bernardy salientou que muitos moradores residem na região devido as heranças de suas famílias, ou seja, estão na localidade a mais de 80 anos. Em razão deste impasse, o Vereador Bernardy, elaborou um documento com a assinatura dos moradores do Capão do Valo, prejudicados com este impasse, e que não concordam com o domínio sobreposto pelo IBGE. Nos próximos dias, o edil deverá ter uma reunião na Secretária de Planejamento do RS, em Porto Alegre, onde deverá ser entregue o documento e as provas dos moradores como contestação.

As lideranças da região que participaram foram Ivo Loreto de Moura, Glênio Bernardes, Ivan de Moura, Silvio Loreto de Moura e Carlos Gomes.

Foto: Gilnei de Souza