Divisa entre Candelária e Cachoeira do Sul é debatida

Abaixo assinado será elaborado com moradores do Capão do Valo

MAR

Comitiva candelariense esteve em reunião na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, em Porto Alegre, na quarta-feira (14). A agenda foi marcada pelo gabinete do Vereador Gésimo Daniel Bernardy (PDT) e tratou sobre os limites do município de Candelária e Cachoeira do Sul.

Além do Vereador Bernardy, integraram a comitiva, os Vereadores, Jorge Willian Feistler (PTB), Ilceu Pohlmann (PDMB), Lurdes Ellwanger (PTB), o Prefeito Municipal, Paulo Butzge, o Secretário Municipal de Planejamento, Lucas Michels e o Secretário Municipal de Administração, Dionatan Tavares, que foram recebidos pelo Geógrafo da Secretaria, Fernando Moraes e pela Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão Departamento de Planejamento Governamental, Laurie Cunha.

Na reunião foram apresentadas as dificuldades dos moradores da localidade de Capão do Valo, região que pertence a Candelária e faz divisa com o município de Cachoeira do Sul. Conforme os relatos, inúmeras famílias residem na região durante anos, inclusive possuem escrituras das terras, blocos de produtores, contas mensais e são associados a entidades todas vinculadas ao município de Candelária, no entanto, o sistema do IBGE identifica que as propriedades pertencem ao munícipio de Cachoeira do Sul.

Após os argumentos apresentados pelos integrantes, os mesmos foram orientados pelos servidores do estado que seja elaborado um abaixo assinado com a participação dos interessados, este documento deverá integrar ofício que será elaborado pelo Executivo Municipal relatando as dúvidas referente a localização da divisa dos municípios de Candelária e Cachoeira do Sul. Juntamente com estes documentos deverão ser anexadas cópias das escrituras da região discutida. Os representantes do órgão do estado se comprometeram em realizar uma visita de campo na região.

Comprometido com a sua comunidade, o Vereador Bernardy assumirá a realização do abaixo assinado e acompanhará os trâmites deste processo. A reunião foi acompanhada pelos Assessores Parlamentares, Gilnei de Souza, Adelmo Júnior, Leonardo Ellwanger e pelo produtor rural e morador da região, Odilo Bernady.