Presidente da Mandala divulga entidade na tribuna

Programação do Dia Mundial de Conscientização do Autismo é divulgado

MAR

Na sessão ordinária de segunda-feira, dia 26, o Presidente da Câmara de Vereadores de Candelária, Marco Antônio Larger (Progressista), concedeu espaço na tribuna ao Presidente da Mandala Associação Pró-Autismo de Candelária, Diumer Gomes Gross.

O Presidente da entidade sem fins lucrativos iniciou a sua participação apresentando os dados de fundação da entidade, criada em 21 de outubro de 2017 no município de Candelária. Conforme Gross, atualmente a Mandala possui a participação de 20 famílias, que se reúnem mensalmente. Sem fins lucrativos, a entidade é uma organização civil, com a missão de promover o bem-estar, o desenvolvimento pessoal e a inclusão familiar, escolar e social das pessoas com Autismo, bem como a plena efetivação e o respeito aos seus direitos.

Em celebração ao dia 2 de abril, data alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o presidente apresentou a programação de atividades que serão realizadas no município. Na segunda-feira, dia 2, às 10h, o grupo realizará 1ª Blitz de Conscientização na Av. Pereira Rego, na sinaleira do banco Banrisul, no centro de Candelária. Com camisetas e faixas, o grupo distribuirá flyers explicativos sobre o Transtorno do Espectro Autista e sobre a própria Associação. A 2ª Blitz de Conscientização ocorrerá às 16h, no mesmo local.
No sábado, dia 7, a Mandala organizou uma palestra com o médico Neurologista Infantil de Santa Maria, Dr. Luciano Hartmann que abordará o tema “Transtorno do Espectro Autista: Atualizando Conhecimentos”. O evento com entrada franca, será realizado no auditório da Associação do Comércio e da Indústria de Candelária (Acic), com início às 8h30.
No mesmo dia, às 16h, será realizada ainda a 1ª Mateada Pró-Autismo, na Rua Coberta, ao lado da Praça Alberto Blanchardt da Silveira. No local haverá brinquedos infláveis, camas elásticas, erva-mate e água quente e ainda a presença do grupo de animação Drs. Só Riso de Santa Cruz do Sul. Para associados não haverá cobrança de brinquedos, para não associados, será pedido uma colaboração de R$ 5 para brincar ilimitadamente, como contribuição com a entidade.

Ao final de sua participação, o Gross informou que a Mandala integra a Rede Gaúcha Pró-Autismo, movimento que une associações de pessoas com autismo de todo o estado do Rio Grande do Sul e agradeceu o espaço concedido pela mesa diretora da Câmara para a divulgação da entidade e de suas atividades. Assim como o Presidente Larger, os demais Vereadores parabenizaram a direção da entidade pela iniciativa da formação do grupo, desejaram sucesso na trajetória e colocaram o Poder Legislativo a disposição da causa candelariense.