Chefe do Cartório Eleitoral divulga última data para renovar título eleitoral

Dia 9 de maio é último prazo

ABR

Na sessão ordinária de segunda-feira, dia 2, o Presidente da Câmara de Vereadores de Candelária, Marco Antônio Larger (Progressista), concedeu espaço na tribuna ao chefe do Cartório Eleitoral de Candelária, Rodrigo Collar.

O chefe do Cartório apresentou inicialmente um balanço das atividades e o plano de trabalho que possibilitou o atendimento dos eleitores candelarienses para a regularização do título eleitoral, principalmente com o recadastramento biométrico.

Candelária atualmente possui 24 mil eleitores, em razão deste expressivo número o cartório eleitoral organizou o atendimento da população do interior e da cidade em etapas. Em levantamento apresentado por Collar, o menor índice de comparecimento durante o período disponível foi dos moradores da área central da cidade.

Segundo o chefe do Cartório, o prazo para cadastrar as digitais terminou no dia 23 de março, e partir de agora os eleitores que tiveram o título cancelado por não fazerem o cadastro biométrico terão até o dia 9 de maio, para regularizar a situação. Ainda conforme Collar, quem teve o título cancelado ficará impossibilitado de realizar algumas atividades civis, como tirar passaporte, se inscrever em concurso público e renovar matrícula em instituições de ensino do governo.

O novo cadastro pelo sistema biométrico é obrigatório para os eleitores que querem continuar habilitados a votar. O recadastramento biométrico leva, em média, 10 minutos.

Para realizar o cadastro biométrico, o eleitor deve comparecer pessoalmente, portando documento de identidade, título de eleitor e comprovante de residência. Os eleitores com mais de 70 anos não são obrigados a realizar o novo cadastro. Porém, quem quiser permanecer votando deve realizar o procedimento. O Cartório Eleitoral de Candelária está localizado na av. Mal. Deodoro, 432, junto ao prédio da Acic e atende horário estendido, das 10h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Os telefones para contato são 3743-1899 e 3743-1339.