Proposta de vídeo monitoramento é apresentada em reunião

Grupo discute sobre a forma de implementação e de custeio do serviço

MAI

A reunião para debater sobre o sistema de vigilância através de vídeo monitoramento em Candelária, organizada por grupo de lideranças municipais, lotou o auditório da Acic na última terça-feira, dia 15. O evento reuniu expressivo número de empresários interessados em conhecer a proposta. O encontro foi conduzido pelo presidente do Conselho de Administração do Sicredi, Egídio Morsch, um dos representantes do grupo idealizador do projeto, que é composto por integrantes do Poder Legislativo, Poder Executivo, Órgãos de Segurança Pública, Associação Comercial e Industrial de Candelária – ACIC e agências bancárias.

A primeira a se pronunciar foi a vereadora Lurdes Ellwanger (PTB), autora do Projeto de Lei nº 013/2017, que “Dispõe sobre a contratação de “Vigilância Armada 24 horas” que desencadeou toda discussão sobre o sistema de vídeo monitoramento em Candelária. Lurdes narrou ter ficado emocionada com a aceitação da comunidade quanto a proposta do vídeo monitoramento, ressaltando que a segurança pública é um problema enfrentado tanto em âmbito local quanto nacional. O Prefeito Paulo Butzge, afirmou que a segurança pública é um assunto de extrema relevância e que merece destaque. Butzge evidenciou a importância do Projeto de Lei apresentado pela Vereadora Lurdes, já que foi por causa deste que o debate foi provocado.

Os organizadores da reunião e integrantes do grupo de pesquisa afirmaram que o sistema de vídeo monitoramento é viável e vantajoso em diversos aspectos, expondo que após pesquisas e solicitações de orçamentos, chegou-se à conclusão que a melhor opção para o município seria a locação de equipamentos de monitoramento.

A representante da empresa DGT, que fornece tais equipamentos, Fernanda Munchen, apresentou a proposta do sistema de vigilância através de vídeo monitoramento baseadas nas estratégias elaboradas pela Brigada Militar de Candelária, sob o comando do Capitão Renan Todenti Dutra. Foi sugerida a instalação de 13 câmeras de vigilância em pontos estratégicos do município.
Também foi anunciado o valor mensal do serviço, que é de R$ 35 mil.  O serviço deverá ser prestado em forma de comodato pelo período de 48 meses, com manutenção sem custo adicional, e quando finalizado o contrato, todo o equipamento pertencerá ao contratante. A proposta provocou vários debates entre os presentes, sendo que o principal ponto de discussão foi a fonte de recursos para o pagamento do serviço e quem se responsabilizará pela administração do contrato.

Várias sugestões foram apresentadas pelos presentes, ficando decidido que uma nova reunião deverá ser agendada para que os setores público e privado cheguem a um consenso sobre a melhor forma de implementação e de custeio do serviço de vídeo monitoramento.