Comissão participa de reunião na Secretaria de Segurança Pública do RS

Candelarienses conheceram o Centro Integrado de Comando e Controle Regional

JUL

Na terça-feira, dia 3, a comissão municipal que está pleiteando alternativas para implementação do sistema de vigilância por vídeo monitoramento no município de Candelária esteve participando de reunião na Secretaria de Segurança Pública do Estado na cidade de Porto Alegre. A comitiva foi recebida pelo Coronel Alexandre Augusto Aragon, Coordenador Geral do Comitê SIM - Sistema de Segurança Integrada com os Municípios e pelo Tenente Vilmar Fernando Mendes Brasil, Coordenador de Projetos de vídeo monitoramento do RS.

Inicialmente, o Coronel Aragon apresentou o Sistema de Segurança Integrada com os Municípios - SIM, que foi criado a partir da necessidade de unir esforços entre instituições federais, estaduais e municipais e a sociedade civil organizada para o enfrentamento da violência e da criminalidade no estado. Segundo ele, dentro do projeto um dos benefícios para a população será a criação de 25 centrais de vídeo monitoramento em cidades pólos. Na região do Vale do Rio Pardo, Santa Cruz do Sul seria o município referência.

Com a emenda parlamentar do Deputado Federal Sérgio Moraes (PTB) para Candelária, no valor de R$ 200 mil para custear equipamentos para a segurança pública, o município foi inserido ao Sistema de Segurança Integrada automaticamente. Dos R$ 200 mil da emenda, R$ 120 mil servirá para reforma e aquisição de equipamentos para a sala de vídeo monitoramento, já os R$ 80 mil restantes serão utilizados para a instalação de um ponto de cercamento eletrônico e um ponto de vídeo.

A comissão buscou informações sobre o andamento da emenda parlamentar e sobre os procedimentos necessários para agilizar o processo de liberação. Conforme o Tenente Brasil, a licitação já possui empresa vencedora e segundo o Coronel Aragon, o grupo deve encaminhar o projeto local de vídeo monitoramento para ser analisado e a partir disso, será agregado ao sistema do estado.

O Secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer, cumprimentou a comitiva e parabenizou-os pela iniciativa. Após a reunião, os candelarienses conheceram o Centro Integrado de Comando e Controle Regional.

Estiveram presentes na reunião, os Vereadores Jorge Willian Feistler (PTB) e Lurdes Ellwanger (PTB), o Prefeito Municipal, Paulo Roberto Butzge, o Presidente da Associação do Comércio e Indústria de Candelária - ACIC, Clairton Kleinert, o presidente do Conselho de Administração do Sicredi, Egídio Morsch, o Capitão da Brigada Militar de Candelária, Renan Todenti Dutra, e o Deputado Estadual Marcelo Moraes.