Secretário de Planejamento e equipe participam de sessão ordinária

Vereadores realizaram inúmeros questionamentos

JUL

Atendendo a pedido do vereador Cristiano Pinto Becker (MDB), o secretário de Planejamento, Lucas Michels e a sua equipe técnica participaram da sessão ordinária da Câmara de Vereadores realizada na segunda-feira, dia 16. Na ocasião, foram esclarecidas as dúvidas dos vereadores quanto aos projetos em andamento na secretaria e as emendas parlamentares destinadas ao município.

O vereador Cristiano Pinto Becker (MDB) questionou a equipe sobre o andamento da emenda parlamentar que servirá para adquirir um veículo à Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE). A contadora da secretaria de Planejamento, Andréia Hübner, informou que a emenda para APAE sofreu um contingenciamento, ou seja, um corte provisório do valor da emenda pelo governo federal e não está disponível para uso.

Becker também pediu informação sobre a obra de pavimentação da rua Intendente Albino Lenz. Nesse sentido, Lucas Michels, disse que durante a semana o engenheiro do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE deve vistoriar o local da obra e após, a prefeitura deverá promover o certame licitatório para execução da obra.

Já o vereador Celso Gehres (Progressistas) indagou o secretário sobre o andamento das obras de pavimentação das ruas Duque de Caxias e Paul Harris. Lucas Michels informou que a obra da rua Duque de Caxias está por ser iniciada assim que o tempo melhorar, já a obra da rua Paul Harris está prevista para iniciar em 60 dias.

A vereadora Lurdes Ellwanger (PTB) expôs a preocupação dos moradores da rua Duque de Caxias com o acúmulo de água naquele local. O vereador Jairo Radtke (PSB) também falou sobre o assunto referindo que o aterro de alguns terrenos prejudicou a drenagem de água da rua, ocasionando alagamentos nas casas mais baixas. Michels disse que não tinha conhecimento do problema, se prontificando em vistoriar a rua para avaliar quais providências devem ser adotadas.

Celso Gehres (Progressistas) falou sobre o defeito no calçamento da rua Paulo Afonso Jacobi, na Vila Botucaraí. Quanto ao problema, o secretário informou que a pavimentação foi licitada e realizada sem que fosse arrumada a base, motivo pelo qual a prefeitura terá que refazer o serviço.

Quanto a obra do Museu Municipal Aristides Carlos Rodrigues, Michels noticiou que já foi iniciada e que 50% do valor total do recurso já está disponível na conta do município.

O vereador Ilceu Pohlmann (MDB) questionou a equipe da secretaria sobre o andamento da obra do posto de saúde do Bairro Marilene. A arquiteta Cássia Pohl Fröhlich informou que a obra está paralisada, tendo em vista que o governo não liberou o valor da próxima etapa da obra. Cássia frisou que assim que houver a liberação do valor, a obra será retomada.

As vereadoras Cristina Rohde (PSDB) e Jaira Diehl (PSB) indagaram sobre a emenda parlamentar para construção da rede de água da Rebentona. Nesse sentido, Andréia Hübner comunicou que o valor da emenda não entrou na conta do município até o início do período eleitoral, motivo pelo qual somente estará disponível após as eleições. No entanto, Andréia garantiu que a obra deverá ser iniciada até o dia 31 de dezembro de 2018.

Ao fim, o Presidente da Câmara de Vereadores, Marco Antônio Larger (Progressistas) agradeceu a participação do secretário e da sua equipe. Michels retribuiu o agradecimento e colocou os serviços da secretaria à disposição da comunidade e dos vereadores.